A Cúpula de Houston

Há vários anos que lemos e imaginamos as cidades do futuro. A ficção científica há muito tempo que nos vem sugerindo cúpulas e construções flutuantes. No outro dia, enquanto via o Discovery Channel, deparei-me com este projecto e resolvi partilhar convosco o conceito. Nos Estados Unidos, mais concretamente na cidade de Houston, vai iniciar-se a construção de uma gigantesca cúpula, que tem como função proteger o centro da cidade de furacões de nível 5, assim como das condições climatéricas adversas que assolam o estado do Texas.

A ideia original está implementada há alguns anos na Cornualha, tendo como nome “Projecto Éden”. Nessa zona outrora desolada, existiam apenas minas abandonadas em solo pouco fértil. Com a ajuda de muitos milhões de libras e da ciência moderna, foi possível criar a maior estufa artificial do Mundo, que hoje em dia é reconhecida como um exemplo a seguir.

Esta premissa levou a que esteja a ser erguida a cúpula que mencionei anteriormente, um projecto ambicioso e que vai tornar-se possivelmente na maior obra de arquitectura (se é que pode ser enquadrada nesse campo) do nosso século. Pessoalmente, estou muito curioso e seguirei atentamente a sua implementação. Qual é a vossa opinião? Será um sonho que se tornará um pesadelo? Ou o começo de algo que a médio prazo será alargado a muitas outras cidades?

Devo confessar que nesta fase estou céptico, mas o projecto tem efectivamente muitos pontos interessantes.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

4 Comentários em “A Cúpula de Houston”

  1. Bem, ainda está em construção mas sim, concordo plenamente contigo. O objectivo da cúpula, para além da protecção contra tornados e tempestades, é melhorar a qualidade de vida e reduzir os gases de efeito estufa. Houston é a cidade dos EUA que mais contribui para essa taxa.

    Agora a minha questão é: irá contribuir para a diminuição ou aumento? Imagina a energia colossal para manter o centro da cidade fresco. Vivem à volta de 2 milhões de pessoas no centro de Houston e a cúpula não irá cobrir sequer toda a cidade…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.