Uma casa + inteligente?

Diria que ainda estamos algo distantes da minha visão para 2020, mas estamos lentamente a evoluir em termos de tecnologia e automação para o lar. Existe neste momento uma disputa interessante entre a Amazon e a Google, pelo controlo da quota de mercado inerente ao assistente pessoal. No final do ano, será a vez da Apple entrar nesta batalha, com o lançamento do HomePod. (que entretanto, à data de hoje, foi adiado para 2018)

Da minha parte, reconheço as potencialidades do assistente pessoal, mas ainda existem demasiadas limitações em termos de compatibilidade para o mercado português, pelo que resolvi começar pelo HomeKit, da Apple. Existem outras alternativas, que requerem um investimento menor, mas optei pela qualidade dos produtos da Philips e Elgato, que funcionam de forma quase perfeita.

Tendo em conta o custo, comecei por adquirir o Starter Kit da Philips, que inclui três lâmpadas e um Hub, permitindo o acesso via Wifi para controlo remoto e criação de regras/cenários para as divisões que desejarmos. Posteriormente, adicionei o Light Dimmer, que permite controlar fisicamente a luz, substituindo o meu interruptor convencional.

No que concerne à Elgato, existem dois produtos que nesta fase me faziam mais sentido, nomeadamente o Eve Door e o Eve Degree. O primeiro é um sensor que pode ser utilizado em portas ou janelas, sendo possível configurar notificações e mesmo alertas para o telemóvel. O Degree permite medir a temperatura, humidade e densidade do ar, o que é particularmente útil para ter noção das medidas a tomar para melhorar a qualidade do ar dentro do meu apartamento.

A parte mais interessante é que estes produtos são totalmente compatíveis com o HomeKit, permitindo uma série de eventos e configurações que são despoletados automaticamente. Passo a explicar:

  1. O Eve Door envia alertas de abertura e fecho da porta de entrada.
  2. A abertura e fecho da porta despoleta uma acção (acender ou apagar as luzes).
  3. Ás 8:00 as luzes da sala acendem-se a 30% da capacidade, para dar início ao dia, desligando-se 15m mais tarde.
  4. Criei um cenário para “Cinema”, que apaga todas as luzes, deixando apenas um candeeiro ligado, junto ao sofá.
  5. Todos os cenários podem ser geridos pela aplicação ou via Siri, com comandos de voz.

Uma nota importante: a utilização do HomeKit fora da residência requer um iPad ou uma Apple TV para funcionar como HUB.

Estes são alguns dos exemplos, sendo que de futuro irei adicionar mais alguns produtos, direcionados para iluminação LED de tecto e com opção de cores, assim como o Eve Weather. Confesso que estou apenas relutante em adquirir uma câmara de vigilância compatível com o HomeKit, face ao custo. A que tenho atualmente permite-me ter acesso ao que necessito e representou um investimento bastante baixo, face ao que existe no mercado actual. Mas esse será um artigo que irei disponibilizar um pouco mais tarde, com a minha visão em termos de prós e contras.

Para terminar, recomendo que façam a vossa pesquisa em termos de necessidade e custos. A Ikea lançou a sua gama de “produtos inteligentes“, que à data deste artigo já são compatíveis com o HomeKit, pelo que são igualmente uma alternativa viável. Existe uma panóplia de oferta complementar, que abrange os padrões de sono, aspiradores, colchões e mesmo fechaduras inteligentes.

Acredito que a automação será uma realidade cada vez mais atractiva no futuro, embora represente nesta fase um investimento considerável. Mas com base na minha experiência, posso adiantar que estou extremamente satisfeito e que vou continuar a caminhar nesta direcção.

This slideshow requires JavaScript.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.