Baseado na minisérie de Mark Millar, este é o trigésimo sétimo filme de animação da DC. O conceito é muito semelhante à dinâmica de Elseworld, adoptada na BD e que representa narrativas alternativas ou universos paralelos.
A premissa de Red Son é simples: e se a nave que transportava o Super-Homem tivesse aterrado na União Soviética, em detrimento dos EUA? O ano é 1946 e um jovem vê-se perseguido por um grupo de rufias. Uma rapariga de nome Svetlana, ajuda este jovem a escapar da fúria e incentiva-o a enfrentrar os seus medos. De forma muito calma, ele explica que fugiu porque tinha medo de magoar os rufias e com muita facilidade levanta um tractor e começa a voar.
A narrativa avança uma década, dando conta da propaganda de Estaline, que apresenta o Soviet Superman ao Mundo. Preocupado com a segurança dos EUA, o presidente Eisenhower encarrega Lex Luthor de criar uma resposta que permita anular a superioridade soviética. Metropolis vê-se na iminência de ser atingido por um satélite, levando à intervenção de Clark, que conhece pela primeira Lois Lane, a esposa de Lex Luthor.
Este encontro serve igualmente para a jornalista colocar em causa as crenças comunistas, revelando a localização de um gulag secreto, onde se encontra aprisionada Svetlana, a jovem que conhece a sua identidade secreta. Sem colocar spoilers, este evento provoca alterações profundas no comportamento do Soviet Superman, que procura criar a sociedade perfeita e eliminar a injustiça do Mundo.
Lentamente, vai conseguindo reduzir o conflito em certas zonas, com destaque para a Coreia, criando uma aliança com Themyscira, que é representada por Wonder Woman. Cumprindo a sua promessa ao Presidente, Luthor cria um clone do Super-Homem, com ADN recolhido do satélite que ameaçou Metropolis.
Existem certos pormenores que vou omitir, para que possam disfrutar da evolução da narrativa mas posso adiantar que o clone é derrotado e voltamos a avançar, desta vez para 1967, altura em que Brainiac é derrotado numa invasão a Estalinegrado. O Soviet Superman consegue reaproveitar parte da tecnologia para criar uma sociedade à sua imagem, mas com claras falhas, que levarão à cessação da aliança com Themyscira. É nesta altura que começamos a ter conhecimento da personagem de Batman, que é essencialmente um dissidente, em discordância total para com a ideologia em vigor na União Soviética.
Lex Luthor chega a Presidente dos EUA, criando uma era de prosperidade, que coloca em causa o domÃnio Soviético. Temos uma breve explicação da criação do Green Lantern Corps e em 1983, a tensão atinge o seu pico, com um ataque directo entre as duas super potências. O último acto cria uma aliança inesperada, entre o Soviet Superman e Lex Luthor, de forma a derrotar Brainiac, que pretende conquistar o Planeta Terra.
De forma a salvar o planeta da destruição, Clark acaba opor fazer o sacrifÃcio final, levando a nave de Brainiac para o espaço, onde acaba por explodir. O filme termina com a demissão de Lex Luthor, que opta por dedicar o resto da vida a Lois, sendo substituÃdo no cargo pelo seu Vice Presidente, James Olsen.
Red Son, conforme mencionei, é uma história acerca de um futuro possÃvel, que é adaptado (de forma muito livre) da clássica BD de 2003. O casting está muito bem conseguido e a narrativa consegue ser envolvente, conseguindo adaptar as motivações das várias personagens à era polÃtica em questão. Altamente recomendado!
Hugo Cardoso
Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Lego Star Wars: Rebuild the Galaxy - 2024-10-05
- One Punch Man T.2 - 2024-09-30
- Doctor Who T.14 - 2024-09-25
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
Obrigado pelo feedback e espero que gostes dos restantes artigos.