 iPad

Dia 27 de Janeiro de 2010 marca o esperado anúncio do novo produto da Apple. Durante anos especulou-se sobre a tablet, mas com o lançamento do Iphone o sonho começou paulatinamente a tornar-se realidade. Steve Jobs enquadrou o produto num patamar intermédio entre o smartphone e o portátil, o que me parece ser bastante razoável. Se bem se recordam, tinha deixado algumas das minhas reservas relativamente ao produto, nomeadamente o preço e a sua funcionalidade. Depois da keynote, posso assegurar que esses dois pontos ficaram claramente fechados e estou rendido ao iPad, que tem uma sonoridade muito mais apelativa e comercial do que iSlate.

Não vos vou maçar com as especificações técnicas, mas destaco o fabuloso display, com resolução de 1024×768 com 132 PPI, o que é extraordinário, se pensarmos que o écran tem “apenas” 9,7 polegadas. A tecnologia IPS vai maximizar o ângulo de visão (sobretudo o vertical) e a nitidez das côres, tornando a experiência extremamente intensa. Aliás penso que este produto vai ser extremamente apelativo para quem faz da Fotografia e do Design Gráfico a sua profissão. Destaco igualmente a autonomia (10 horas) e o peso deste aparelho, que sem dúvida o colocam num patamar de mobilidade superior a qualquer outro concorrente.

Posso dizer com franqueza, que considero a funcionalidade de E-Book um complemento à experiência da tablet. Sem desprimor pelo Kindle, que acrescento é um excelente produto, mas a diferença de qualidade e funcionalidade é enorme. Na minha óptica, este produto representa o futuro, com a possibilidade de integrar web, email, aplicações, livros e jogos num só aparelho com um écran de alta definição. E tudo por um valor realmente aceitável, o que me faz crer que será sem qualquer tipo de dúvida um grande êxito de vendas. É evidente que não é perfeito, gostaria de ver uma slot para SD, Magsafe e  uma entrada para headphones , mas no geral estou bastante satisfeito com o aspecto final.

Mais uma vez os senhores de Cupertino foram extremamente inteligentes e conseguem manter a compatibilidade entre o formato Iphone e o do iPad, o que fornece uma profundidade enorme ao aparelho, com uma AppStore com cerca de 140.000 aplicações. Uma das minhas grandes curiosidades será o custo dos livros no mercado nacional, assim como do tempo que levará a disponibilizá-los em Português. Tendo em conta a minha ocupação profissional, estou curioso em testar a versão com 3G (que acrescente-se vem desbloqueada de origem), dado que vai permitir a utilização de micro SIMS.

Para terminar, realço que estou convencido a comprar este iPad, embora muito provavelmente apenas o vá fazer no segundo semestre de 2010. Aliás, vou já iniciar um plano de poupança para esse fim.  😮

Quanto a voçês, qual é a opinião? Estão interessados? Preferem um Kindle? Um netbook? Ou pura e simplesmente não ficaram rendidos ao conceito?

Caso pretendam assistir à keynote, basta seguir este link.

P.S – Não me irrita particularmente o facto de não ter camera integrada, embora seja algo que seguramente estará na 2ª geração do produto. Quanto à questão do flash, vamos ser honestos: nesta fase será algo em que queremos investir? HTML5 será o futuro a seguir.

P.S 2 – Já está actualizado no site que estará disponível uma Ficha de auscultadores estéreo de 3,5 mm.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

6 Comentários em “ iPad”

  1. Ora muito bem senhor César, não consegui resistir. Em 28 de Janeiro deste ano dizias que não ia resultar e agora estás a pedir-me conselhos sobre qual o modelo de iPad que deves comprar?

    Continuo a acreditar que não vais comprar, aliás se o fizeres vais alterar o espaço-tempo como o conhecemos. É provável que sejas o causador do fim do Mundo 😛

  2. para mim o netbook e mais barato nao tem tanta qualidd nem touch screen mas mesmo assim prefiro o netbook.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.