8 Bit Avatar

Sou um entusiasta de tudo o que está relacionado com pixel art e 8bit, o que por vezes se torna algo complicado de gerir. Recentemente tive conhecimento de um projecto que se encontra na fase beta e que vai permitir a criação online de um avatar em 8bit. O conceito deixou-me francamente entusiasmado mas o facto de necessitar de convite para aderir é um obstáculo que não consigo superar no imediato.

Resolvi pesquisar alguns tutoriais sobre o tema e tentar duplicar o mesmo efeito, utilizando apenas o Photoshop. Nas linhas que se seguem, vou partilhar convosco parte da experiência, para que possam testar no conforto das vossas máquinas, caso seja esse o vosso desejo.

Não necessitam de grandes conhecimentos técnicos de PS para criar algo semelhante em poucos minutos.

1. Criar um novo projecto, utilizando 80×80 ou 100×100 pixels como área de trabalho. Nas definições gerais, sugiro que activem as grids, de acordo com o print:

2. Recomendo igualmente que criem sempre layers distintos para o fundo, head e corpo da imagem. Começemos por escolher uma côr para o background. Neste caso em específico gosto de utilizar tons claros, mas deixo ao vosso critério.

3. Agora que criámos o nosso fundo, chegou a altura de iniciarmos a elaboração da personagem. Com a rectangular marquee tool, criem uma forma geométrica com as dimensões abaixo indicadas. Escolham novamente a côr e ficam com algo semelhante a isto:

4. Seguidamente, vamos desenhar o pescoço. A maneira mais simples de o fazer é aproveitar a palete de cores e optar por uma tonalidade ligeiramente mais escura, para dar o contraste necessário.

5. A partir desta fase, a decisão criativa passa a ser exclusivamente vossa. O cabelo pode ser criado desta forma por exemplo:

6. Chegou a altura de “vestirmos” o nosso avatar.  Criem um rectângulo que preencha os pixels indicados na imagem e escolham novamente a côr que pretendem atribuir.

7. De seguida, vamos eliminar o excesso. O resultado final será:

8. O nosso projecto está quase terminado. Caso pretendam, podem adornar o avatar com acessórios, barba, patilhas, enfim o leque de opções é vasto. Sugiro que utilizem os filtros para dar mais profundidade à personagem (exemplo: filters/noise/addnoise) e antes de exportar utilizem a burn tool na layer do background.

Se tudo correr bem, ficarão com algo do género:

Como referi no início do artigo, não é necessário um grau de conhecimento elevado de Photoshop para criarem o vosso avatar 8bit. Existem inúmeros posts e tutoriais sobre este tema, que podem consultar no Google ou em outros motores de busca.

Agradeço apenas que me passem feedback, caso existem incongruências ou passos menos claros na descrição que realizei neste artigo.

Mãos à obra! Quero ver os links para as vossas criações! 😀

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.