Godzilla

Dezasseis anos depois, Godzilla sofre novo remake e invade as salas de cinema do nosso País. Desta vez a abordagem ao tema é feita numa perspectiva mais fiel ao original japonês, mostrando uma faceta mais protetora e defensora da Humanidade. O elenco é composto por nomes como Ken Watanabe, Bryan Cranston, Juliette Binoche e David Stathairn, que conseguem acrescentar qualidade em termos de representação.Tudo começa nas Filipinas, quando é descoberta uma caverna com uma misteriosa ossada radioactiva. Uma organização internacional é criada para investigar o fenómeno, que inicialmente começa por se revelar um gigantesco mistério. A narrativa é retomada cerca de quinze anos depois, na central nuclear de Janjira, com um acidente nuclear causado por factores externos inexplicáveis.

Com o evoluir do filme, acabamos por descobrir que existem dois MUTO (Massive Unidentified Terrestrial Organism), criaturas que se alimentam da radioactividade e que se preparam para procriar e aniquilar a Humanidade. Como se tal não fosse suficiente, a mutação que sofreram permite-lhes voar e lançar EMP, ou seja impulsos electromagnéticos. Quando a situação começa a parecer desesperada surge uma réstea de esperança, na figura de Gojira (ou Godzilla como é mais conhecido), uma criatura mítica que aparenta ser a única hipótese da Humanidade. 

A partir desta fase inicia-se a contagem final para a grande batalha que irá ocorrer em San Francisco, entre os MUTO, Godzilla e as forças armadas norte-americanas. O filme não tem um orçamento exagerado (160 milhões), pelo que muitas das cenas são filmadas de noite e com chuva. No global, a narrativa é fraca e com muitas falhas mas as cenas de acção estão bem conseguidas (destaque para o Halo Jump), tornando os 120 minutos de filme numa experiência agradável. Não estamos perante algo que marque particulamente o ano em termos cinematográficos mas esta versão é francamente superior à tentativa de 1998.

Para quem é fã do género, penso que vale a ida ao cinema. Para os restantes, talvez seja preferível aguardar pelo X-Men, que estreia na próxima semana.

P.S – Tendo em conta o sucesso comercial do filme, já está confirmada uma sequela. Contem com mais aventuras de Godzilla nos próximos anos.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.