O génio de Einstein

A Teoria da Relatividade Geral, de Albert Eistein, mais concretamente a questão das ondas gravitacionais, foi comprovada pelo LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory), que realizou hoje uma conferência de imprensa para o efeito.

Actualmente, a existência destas ondas era um dado adquirido pela comunidade científica, estando em falta comprovar, de forma inequívoca, a última previsão da Teoria da Relatividade. Com esta descoberta, o dia 11 de Fevereiro entra para a História da Ciência, mais concretamente da Física, abrindo caminho para novas fronteiras e descobertas.

Para vos enquadrar, é importante mencionar que Einstein, em 1916,  afirmou que “o espaço-tempo é um contínuo de quatro dimensões, as três que conhecemos, mais o tempo. Os objectos, qualquer que seja a sua massa, conseguem distorcer este “tecido” de espaço-tempo, fenómeno esse que explica a força da gravidade, e que provoca as ondas gravitacionais.”

Foi necessário esperar um século para que uma colisão entre dois buracos negros, com cerca de 150 km de diâmetro, evento ocorrido há mais de 1.3 mil milhóes de anos, pudesse gerar a emissão dessas ondas, confirmando as palavras do Físico mais conhecido da História. É evidente que não possuo o grau de conhecimento necessário para explanar este evento da forma mais científica, mas estamos perante algo que poderá mudar a forma como encaramos o Universo.

A comunidade científica está em êxtase com este avanço, sobretudo pelo leque de conhecimento que se vislumbra para a Humanidade, ao poder estudar “objetos que não emitem luz, como a matéria negra e os buracos negros”.

Poderá ser este o caminho para compreender o Big Bang? Apenas o tempo o dirá, mas tenho a certeza que a descoberta de hoje marca o início de uma nova Era na Astronomia.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.