Saudosismo

A hastag #nomeutempohavia criou a loucura no Twitter, mas teve um efeito fantástico: recordar muitos temas e factos da minha infância. Sou um orgulhoso membro da classe de 1978 e confesso que os anos 80 e 90 me marcaram profundamente.

A vida de um adolescente era completamente diferente, com diversão e folia constante. Não existiam computadores e eram as pequenas coisas, como os soldados de plásticos e os carros de brinquedo que nos proporcionavam momentos únicos. Quem não se lembra do berlinde, pião, canudos, enfim uma vasta panóplia de brinquedos que ficam na memória. Mais tarde chega o Spectrum , os PC´s com as famosas disquetes e as primeiras consolas (muitas delas provenientes de Macau).

O mundo como o conhecemos sofre uma mudança radical com o VHS e Beta e entramos na época do vídeo, com o cinema a atingir muito provavelmente o pico do sucesso. Curiosamente é nessa fase que começam a aparecer as primeiras formas de pirataria, mas esse tema fica para outro post.

O que pretendo saber é o que vos marcou mais na vossa infância? Lembram-se de alguns destes temas? Ou fazem parte da geração que já conviveu com as consolas, telemóveis, computadores e leitores de mp3? Haveria tanto para falar sobre este tema, mas destaco as saudosas tardes de Domingo em que o país quase que parava para ir à bola e ver o MacGyver.

Enfim, foram tempos que ficam na memória e que apenas as gerações de 80 puderam disfrutar. Como sabem, adoro tecnologia e gadgets em geral, mas não escondo as minhas “raízes” e a grande satisfação por ter feito parte desta épica geração.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

2 Comentários em “Saudosismo”

  1. Também me recordo da Mega Drive, aliás comprei numa altura em que muito poucos ainda conheciam a SEGA, mas gastei os cartuchos do Shadow Dancer, Sonic, Golden Axe e Companhia, isso posso garantir-te!

    Mas ainda mais épico foi o Spectrum, com o Chuckie EGG, Rick Dangerous, F1, Match Day, Target Renegade e Tapper. Ainda me lembro de ir comprar cópias de jogos ao CC Oásis (Moscavide).

    Quanto a jogos de tabuleiro, destaco o Monopólio, Petroleiros e o inevitável Subbuteo!

    Bons tempos 😛

  2. O que marcou a minha infância foi mesmo a Mega Drive na realidade, o Spectrum do meu pai infelizmente já não funcionava quando eu comecei a ter noção do que se passava e a guardar memorias.

    Mas também brinquei com Peões e Berlindes no pátio da preparatória e muito tempo passei de roda dos grandes LEGOs. Depois eventualmente lá apareceu o PC e, anos depois, o belo do modem de 56Kb e o seu som de ligação inesquecível.

    E o Risco, muito tempo passei eu a jogar Risco com amigos meus depois da escola. Isso a par com jogatanas de Streets of Rage na Mega Drive. Bons tempos, bons tempos 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.