Twitter vs Facebook

Como grande entusiasta do formato de microblog, aderi ao Twitter sem hesitação, mas permaneci céptico em relação ao Facebook, por vários motivos. Após alguma insistência, aderi ao serviço em Abril deste ano e, como prometido, vou partilhar a minha opinião.

Apesar de todas as melhorias no Facebook a nível de funcionalidades e segurança, continuo a não estar convencido. Essencialmente utilizo essa rede social para promover o blog e acompanhar os projectos musicais de alguns dos meus amigos. O único ponto verdadeiro épico foi o (re)encontro online com alguns amigos e conhecidos que não via há largo tempo.

O verdadeiro bombardeamento de jogos e aplicações é algo que me irrita profundamente e o nível de segurança deixa muito a desejar. Nunca tive tanto a sensação de Big Brother e quem me conhece sabe que é algo que odeio. No fundo, reconheço que o Facebook é uma excelente ferramenta para divulgar e promover este espaço mas a nível pessoal não me cativou o suficiente para o utilizar de forma assídua.

No que diz respeito ao Twitter, posso acrescentar que estou ainda mais viciado do que há dois anos atrás quando aderi. A possibilidade de interagir on the go com os meus amigos e followers é uma mais valia. O facto de existir o limite de 140 caracteres torna o serviço espontâneo e divertido. Paralelamente existe a possibilidade de complementar os tweets com third party apps, das quais destaco o Gowalla, Twitpic e Yfrog. O facto de o Twitter ser utilizado numa óptica de mobilidade permite uma maior interacção e cumplicidade entre a comunidade, como se pode facilmente comprovar com o Twitllis e outras iniciativas.

Para concluir, gostaria apenas de esclarecer que não sou um fanboy do Twitter. Apenas considero que essa rede social vai de encontro ao meu perfll de utilizador, ao invés  do Facebook, que representa muito do que não gosto na internet. Gostaria bastante de ouvir a vossa opinião sobre o tema: utilizam ambos os serviços, abominam o Twitter ou idolatram o Facebook?

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Mini-Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Total de comentários: 2

  1. A utilizar Safari 5 Safari 5 em Mac OS X 10.6 Mac OS X 10.6

    O Facebook tem o dom de tornar-se frustrante. Mas permanece como a rede social mais utilizada em todo o Mundo, apesar de todos os bugs e polémicas.

    Penso que irá manter esse estatuto, mas no meu caso em concreto irei manter a minha decisão de utilizar o Twitter como ferramenta principal de divulgação do blog.

    Long Live the Blue Bird 😆

  2. Dextro diz:
    A utilizar Firefox 3 Firefox 3 em Windows 7 Windows 7

    HEHE, essa imagem descreve tão bem a minha relação com o facebook e twitter. O primeiro consegue realmente tornar-se irritante, até já conheço pessoas que fecharam as suas contas de tão irritadas que ficaram.

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.