Depois do plágio… o insulto

Há cerca de uma semana fui alertado para um evidente plágio de um artigo que coloquei no blog em 2010. Tive o cuidado de ler o texto em questão e utilizei o Twitter para alertar o site para o assunto.  Inicialmente ponderei remeter um email e confesso que o meu tweet pode ter sido mal interpretado. Estou perfeitamente confortável para fazer mea culpa e assumir que poderia ter resolvido este imbróglio de outra forma.

Volto a frisar que não tenho qualquer problema com a utilização do meu texto, excepção feita à informação do autor. Tratar-se-ia apenas de actualizar a informação e os responsáveis do site teriam todo o meu respeito. Mas, ao bom estilo de western, optaram por me enviar esta mensagem, o que apenas revela o profissionalismo e classe das pessoas em questão.

É evidente que não vou seguir o mesmo caminho, embora já tenha respondido à mensagem. Prezo muito a educação que me foi transmitida e jamais optaria por esse tipo de comportamento. O que está em causa não é o artigo, é o princípio do “jornalismo” copy-paste. Todos nós cometemos erros, mas é na altura de os assumir que demonstramos o nosso verdadeiro carácter, a nossa essência enquanto seres humanos.

Mais grave é o facto deste não ser um caso isolado, o que me faz supor que é prática comum do site. Tenho pena que um projecto dedicado ao universo Star Trek não tenha em conta os elevados padrões de conduta que a própria série transmite. E termino com a quote do Diácono Remédios: “não havia necessidade”.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

4 Comentários em “Depois do plágio… o insulto”

  1. É uma realidade e gostaria imenso de contribuir para o fim deste tipo de conduta mas estamos a falar de leis que envolvem dois países distintos, em continentes opostos.

    Não tenho sequer conhecimentos legais para determinar até que ponto seria viável agir judicialmente sobre este tema. O que posso fazer é divulgar este episódio e tentar prevenir este tipo de comportamento por parte do site brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.