Chernobyl

Craig Mazin é o responsável pela criação desta minisérie de cinco episódios, que retrata os eventos inerentes ao maior desastre nuclear da história da Humanidade. A obra literária de Svetlana Alexievich (Vozes de Chernobyl) serviu de base para a narrativa construída em redor desta série, que consegue capturar de forma brilhante a União Soviética dos anos 80.

Jarred Harris, Stellan Skarsgard e Emily Watson são brilhantes em termos de interpretação, neste retrato de um povo orgulhoso, envolto em secretismo e cortinas de fumo, que levam ao extremo as consequência do que acontece em Pripyat.

Anatoly Dyatlov é o responsável pela central nuclear e decide supervisionar pessoalmente um teste de segurança no fatídico dia 26 de Abril 1986. A inexperiência do turno da noite, aliada à prepotência o responsável, faz com que o reactor Nº4 entre em sobrecarga e expluda. O que se segue é quase inexplicável, dado que os principais responsáveis optam por ignorar as evidências, recusando este cenário, indicando apenas que se tratou de um incidente sem consequências graves.

Apreciei especialmente os contornos políticos, com os eternos jogos de bastidores e a tentativa de controlar a opinião pública através do medo e da intimidação. Não vou entrar em grandes pormenores, mas posso recomendar sem hesitação esta fantástica série, que expõe o pior do regime soviético mas homenageia quem efetivamente lutou para que a verdade fosse exposta.

O equilíbrio entre a veracidade dos eventos e a dramatização pode ser debatível mas a principal mensagem de Chernobyl passa por reconhecer os erros do passado para mudar o futuro, o que me parece uma premissa essencial para a nossa evolução enquanto espécie. Em território nacional, podem acompanhar esta série, caso sejam assinantes da HBO ou, em alternativa, através de outro serviço de stream que encontrem pela internet.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.