Baseado na obra de Tom Clancy, vamos acompanhar a aventura de John Kelly, um membro dos Navy Seals que vai envolver-se numa conspiração ao mais alto nível. O primeiro acto leva-nos para Aleppo, na Síria, onde vai decorrer uma missão secreta que visa resgatar um operativo da CIA. A realidade acaba por revelar-se bem distinta, dado que se trata de uma paiol russo, em detrimento de uma base da Assad.
Misteriosamente, os membros desta missão começam a ser assassinados. A casa de John Kelly é atacada e a sua família é assassinada, colocando-o numa missão de vingança, que o leva a abandonar as suas raízes militares. É nesta fase que é inserido na narrativa Thomas Clay, o Secretário da Defesa e a Comandante Karen Green, que irão auxiliar nesta investigação não oficial.
A obra literária de Clancy que serve de inspiração para este filme é de 1993, pelo que o ambiente de Guerra Fria é uma constante. Nem tudo é o que aparenta e existe muito jogo duplo, que complementa bem a narrativa fluida e repleta de ação.
Como é apanágio, não vou divulgar spoilers mas posso adiantar que o acto final decorre em Murmansk, na Rússia, para uma missão que visa apreender Victor Rykov, um ex membro da Spetznaz. Vão existir saltos HALO, batalhas contra o exército, polícia e até snippers que pretendem dar início a um conflito global. Without Remorse cumpre a sua função de entretenimento e tem em Michael B Jordan e Guy Pearce os pontos mais altos da narrativa. Se procuram algo dentro do género de espionagem, esta é sem dúvida uma boa recomendação.
Uma cena pós-créditos mostra o Director Ritter a propor a criação de uma equipa de contra-terrorismo, que tem o nome de código Rainbow, numa clara referência a uma das obras icónicas de Tom Clancy, que teve inúmeras adaptações no mundo dos videojogos.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30