Robert Kirkman é reconhecido mundialmente por The Walking Dead, mas a realidade é que o seu trabalho é extenso e contém algumas pérolas, das quais destaco Invincible. A recente adaptação da Amazon Video deu outra visibilidade a este projeto, que narra as aventuras de Marc Grayson, um terrestre que vai descobrir a sua origem Viltrumite.
Ao longo de 144 capítulos vamos acompanhar a evolução de Marc, que adquire os seus super poderes aos 17 anos. O seu Pai, Omni-Man, é uma espécie de Super-Homem desde Universo, no que diz respeito a poderes, sendo um dos protectores do Planeta Terra. Sem revelar pormenores relevantes, posso adiantar que a principal Liga de Super Heróis, os Guardians Of The Globe, é eliminada de forma brutal, abrindo a narrativa para uma série de eventos que marcam os primeiros capítulos.
Somos igualmente apresentados a Robot, Rex Splode, Dupli-Kate e Atom Eve, uma equipa de jovens de super-heróis, que se vê forçada a substituir os Guardiões e que contará com a ajuda de Marc Grayson, que adopta a personalidade de Invincible. Lentamente, vamos assistindo à adaptação do nosso herói aos seus poderes, que são praticamente ilimitados. A narrativa é fértil em imprevistos, traições e situações extremas, que vão moldando Marc de forma decisiva e condicionar as suas ações futuras.
O primeiro grande momento é a batalha entre Omni Man e Invincible, no sentido de salvar o planeta Terra da invasão Viltrumite. O nosso herói fica gravemente ferido e Nolan abandona a galáxia, numa decisão altamente invulgar para a sua espécie. Ficamos mais tarde a conhecer as suas motivações e ao longo de vários capítulos Marc vai iniciar uma relação com Atom Eve e debater-se com inúmeros perigos, dos quais destaco os vilões Titan, Doc Seismic e Angstrom Levy.
Contem com aventuras temporais, invasões extra terrestres e viagens estelares, em que Marc conhece o seu irmão, Oliver, que desempenhará um papel relevante. No planeta Terra, a narrativa primária envolve as personagens de Cecil Stedman, The Immortal, Monster Girl e Robot, que terão um papel fundamental no desfecho do livro.
Gosto particularmente do desenvolvimento de personagens e de alguns temas abordados, que apesar de densos, são relevantes para a sociedade atual em que vivemos. No que diz respeito ao Império Viltrumite, os elementos mais importantes são Conquest, Thragg e Anissa, que por razões distintas, vão impactar a vida de Marc Grayson.
Evitei entrar em demasiados pormenores sobre a narrativa, precisamente para manter a experiência de descoberta desta aventura épica de Marc Grayson e Atom Eve. Para finalizar, recomendo vivamente Invincible, mais especificamente a edição Compendium, que apresenta a melhor relação preço/qualidade. São três livros, que apresentam um custo médio de 50 euros/unidade, mas que na minha opinião, representam um dos melhores franchises da Image Comics.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30
One Comment on “Invincible”