The Hunger Games: Catching Fire

Após o desfecho da septuagésima quarta edição  da prova, Katniss e Peeta regressam a casa, para usufruir de uma vida abastada mas rapidamente constatam que o Presidente Snow tem outros planos. A forma como desafiaram o Capitólio levou a insurreição em vários distritos, colocando em causa a estabilidade da estratificação social existente.

Para apaziguar as hostes, Katniss é forçada a seguir um guião específica, assente na propaganda e que se foca no casamento com Peeta. Ao desafiar novamente o status quo, recebe a informação que para celebrar os 75 anos da prova, vão ser reunidos os vencedores dos últimos anos, num evento apelidado de “Quarter Quell”. Identificamos rapidamente que o objetivo da prova é eliminar Katniss e a empatia que tem gerado em praticamente todos os distritos.

Segue-se nova escolha de representantes, o que no caso do Distrito 12 é praticamente académico, dado que apenas existem 3 vencedores. Katniss é a escolhida mas Peeta voluntaria-se, convertendo novamente Haymitch no seu “treinador”. À semelhança do filme original, existe a possiblidade de obter patrocinadores e definir alianças com as restantes equipas concorrentes.

No dia que antecede o evento, Katniss é forçada a dar uma entrevista com o vestido de noiva. Numa derradeira tentativa de inviabilizar os jogos,  afirma estar grávida de Peeta e, com a ajuda de Cinna, o seu estilista, transforma o vestido num tordo (mocking jay), que é um símbolo associado a uma das mortes do primeiro e que tem um impacto brutal ao longo do filme.

Não vou obviamente partilhar spoilers sobre o desfecho, mas vão existir alianças com Finnick Odair, do Distrito 4, assim como com Beetee e Wiress, do Distrito 13. Nesta edição, a arena é numa floresta, que obedece a um sistema meteorológico violento, que gera o caos entre os participantes. O filme termina de uma forma inesperada, em que constatamos a verdadeira missão de alguns dos concorrentes, assim como de Plutarch Heavensbee, o realizador destes Hunger Games.

Na minha opinião, este é um filme superior ao original, focando-se mais na estratificação social e injustiça que reina no Capitólio, que explora de forma indiscriminada os restantes Distritos. O desenvolvimento de personagens é igualmente assinalável, sobretudo no que diz respeito a Katniss, que se converte no rosto da revolução, dando início a algo que atingirá o seu clímax nos próximos dois filmes, intitulados Mocking Jay Parte 1 e 2.

Mediano
70%
The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.