iPad 2 (novamente)

E foi no Verão passado que adquiri o iPad , numa operação realizada via Amazon. A minha crítica pode ser lida neste link, mas estas são questões paralelas. O grande objectivo deste artigo é partilhar a minha opinião sobre a segunda geração do iPad. Começo por demonstrar toda a emoção por ter sido Steve Jobs a apresentar a keynote. Para alguém que (alegadamente) tem poucas semanas de vida, pareceu-me relativamente bem, apesar de estar substancialmente mais magro.

No que diz respeito ao iPad 2 confirmaram-se as expectativas: é obviamente melhor do que o original, mantendo a  mesma autonomia com especificações superiores. Segundo a Apple, apresenta uma redução de 33% no tamanho e de 200 gramas no peso. Sem surpresa, vamos ter duas cameras, com a aplicação FaceTime integrada, permitindo a videoconferência.

O processador é um A5, com dual core, o que vai permitir uma performance excepcional, se acreditarmos nos valores apresentados pela empresa de Cupertino. Confesso que fiquei surpreso pelo facto de não ter sido aumentada a memória RAM do tablet, que permanece nos 256 MB. O display mantem a resolução de 1024×768, com 132 ppi.

Foram igualmente apresentados dois acessórios, mais concretamente um adaptador HDMI (que suporta 1080p) e a Smart Cover, uma protecção para o écran que funciona com a utilização de ímans. Ambos os produtos serão comercializados por 39 dólares (caso pretendam uma smart cover em cabedal o valor passa a 69 dólares). Para finalizar, foi divulgado que o iPad 2 terá duas cores disponíveis, com destaque para o branco.

Na keynote foi igualmente apresentado o novo iOS 4.3 e algumas aplicações, com especial relevância para o iMovie, Garage Band e Photo Booth. Parece-me importante realçar que nesta nova versão do iOS o botão lateral volta a permitir o bloqueio da orientação do écran, algo que me tinha aborrecido profundamente na última actualização.

Está na altura de abordar os pontos positivos e negativos do iPad 2:

Prós:

  1. Peso e Espessura (maior portabilidade)
  2. Processador com dual core, com aumento de performance
  3. Manutenção do formato de display em  9.7 polegadas
  4. Preço altamente competitivo

Contras:

  1. Camera frontal VGA (a traseira suporta 720p)
  2. Inexistência de slot para SD (embora fosse previsível)
  3. Inexistência de portas USB ou ThunderBolt (sistema continua fechado)
  4. 256 MB de ram (menos do que o iPhone 4)

Para concluir, saliento que este upgrade é bom, cumprindo as expectativas que gerou. Resta saber se vamos ter um iPad 3 ainda este ano, como se especula, com display de 7 polegadas. Em termos de hardware, fiquei apenas decepcionado com a camera VGA e com a manutenção dos 256 MB de RAM, apesar de na keynote esse tema não ter sido abordado.

Pessoalmente, não vou vender o meu iPad, dado que existem outras prioridades neste momento. Paralelamente a desvalorização do produto é evidente, com a baixa de preço para os 379 euros do modelo 16 GB. Não me faz muito sentido perder dinheiro na venda de um produto que satisfaz as minhas necessidades imediatas.

Mas como referi no Twitter, a Apple tem o dom de inovar os seus produtos ao ponto de tornar as gerações anteriores obsoletas. Serei no entanto forte e no Verão farei o upgrade ao meu iPhone. Se tudo correr bem, o meu iPad será trocado na terceira geração, em 2012 (se ainda cá estivermos muahahahah).

E não errei muito na minha “previsão”  🙄

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Mini-Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Total de comentários: 2

  1. A utilizar Safari 5 Safari 5 em Mac OS X 10.6 Mac OS X 10.6

    Sim, é possível fazer multitasking, embora esteja ainda na fase embrionária. Aliás, o iPad original também suporta essa funcionalidade. Basta clicar no botão Home duas vezes e podemos alternar entre aplicações.

    É discutível se pode ser considerado multitasking, mas podemos ouvir música enquanto navegamos na net por exemplo.

    Espero que tenha sido útil a resposta.

  2. A utilizar Google Chrome 11 Google Chrome 11 em Windows XP Windows XP

    Gostaria de saber, se ele tem MULTITAREFA, se eu posso ter 2 aplicativos abertos ao mesmo tempo???? Abraços.

    @pregandonomundo

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.