A batalha pela “conquista da sala” continua em aberto mas parece-me claro que a Microsoft está a tentar realizar um push nesse sentido. Com o lançamento da Xbox One o objetivo claro é disponibilizar uma consola que possa aglomerar vídeo, jogos, conteúdos web e claro stream, permitindo que toda a família possa disfrutar da experiência. Do lado da Nintendo e Sony a perspectiva imediata é diferente, embora a PS4 esteja mais próxima do ideal mencionado.

Sou em entusiasta de jogos, até porque o faço desde os meus 9,10 anos mas não me considero um gamer. É um facto que adquiri várias consolas, como já diz questão de mencionar mas a minha disponibilidade de tempo impede que cometa algumas loucuras. Voltando ao tema deste artigo, ficao com a sensação que a era das consolas poderá efetivamente terminar dentro de alguns anos, tal a panóplia de soluções que foram e serão implementadas. Hoje em dia um tablet tem capacidade para correr títulos de qualidade e o computer modding continua a ser uma solução fantástica para os hardcore gamers.

É uma realidade que a indústria dos videojogos fatura largos milhões anualmente e que as consolas são um dos grandes responsáveis mas na minha honesta opinião o DRM vai aniquilar a longevidade destes sistemas. Não há nada mais frustrante do que comprar mapas, enredos paralelos ou mesmo armas, quando o utilizador já gastou 50-65 euros, o que é extremamente caro e deveria justificar que estes conteúdos fossem gratuitos.

Para complicar ainda mais a situação, a nova consola da Microsoft é demasiado cara para o que oferece e tem a clara limitação do DRM e dos jogos usados não correrem no sistema (fala-se que pode ser lançada uma taxa para o permitir). Por outro lado, a Wii-U está longe de competir em termos de especificações técnicas, o que pode afundar por completo a consola. Mas foi dito o mesmo na altura do lançamento da Wii e as vendas falam por si, sobretudo na zona da Ásia. Por último, a Sony parece ter feito tudo bem no lançamento da PS4, permitindo que corra jogos antigos e usados, numa consola que custa “apenas” 399 euros e que tem claramente as melhores especificações técnicas.

Veremos quem será o campeão de vendas no Natal mas tendo em conta os dados disponíveis atualmente, o cenário está muito inclinado para a Sony. No que diz respeito à luta entre gaming computers e consolas… talvez seja melhor falar disso noutro artigo no blog. Concordam comigo acerca desta questão das consolas? Qual a vossa preferida? Estão tentados a investir? Enquanto dono de uma DS, Wii, iPad, Xbox e PS2 posso garantir-vos que não está no meu horizonte o investimento a curto/médio prazo.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.