Trinta e seis anos depois Mad Max regressa ao cinema, pelas mãos de George Miller, o seu criador original. Este filme faz parte da minha lista de recomendações e não desilude, garantindo duas horas de acção e violência num planeta devastado pelo flagelo nuclear. Quem é fã da trilogia original, vai certamente sentir-se em “casa” com Fury Road, que apresenta menos enredo do que seria expectável mas compensa com perseguições constantes, violência gratuita e uma banda sonora épica, como há muito não ouvia (ao nível de Tron 2).
Grande parte do filme é passado na estrada(dah), numa perseguição de Immortan Joe a Imperator Furiosa, que acaba inadvertidamente por incluir Max na confusão. Como é habitual, evito colocar muitos spoilers nestes artigos mas é importante que compreendam a premissa de Fury Road: Max é capturado pelos homens de Immortan Joe, que vivem num local inóspito, entre dois penhascos, controlando uma fonte de água fresca e subjugando a população existente. Furiosa (Charlize Theron) é uma condutora de War Machines, em suma, camiões equipados para aguentar os desafios do deserto e transferir combustível entre as várias cidades, que opta por desertar, levando consigo as esposas do vilão, em busca do seu povo.
Em relação ao primeiro filme, não existe grande explicação acerca da família de Max mas somos confrontados com um homem atormentado, a roçar a loucura e que perdeu a esperança, focando-se em sobreviver a qualquer custo. Com o evoluir da narrativa, as personagens vão sofrendo algumas alterações, terminando com uma batalha épica e o respectivo enquadramento para a sequela The Wasteland, que aguarda confirmação da data de lançamento.
Na minha opinião, Mad Max – Fury Road não é superior ao original mas é um excelente filme, na realidade um dos melhores de 2015 até ao momento. Recomendo vivamente a ida ao cinema e garanto que não vão ficar desiludidos.
Hugo Cardoso
Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Futurama: o regresso - 2026-03-30
- The Naked Gun - 2026-03-25
- Guns Gore & Cannoli 2 Ep.10 - 2026-03-20
