The Terror

Baseado numa histórica verídica, esta série narra as aventuras da tripulação do HSM Terror e HSM Erebus, na tentativa de descobrir a Passagem do Noroeste pelo Ártico. A premissa inicial assenta na luta pela sobrevivência mas a narrativa evolve para algo mais profundo, colocando em choque dois mundos distintos e que obrigarão a escolhas morais complexas.

A mitologia Inuit tem uma presença marcante ao longo dos 10 episódios, na figura de The Tuunbaq, uma criatura semelhante a um urso polar. No que diz respeito à expedição, o seu líder inicial é Sir John Franklin, um burguês que se encontra na fase descendente da sua carreira, após vários fracassos e sem qualquer perfil para assumir a posição que ostenta.

O segundo na cadeia de comando é Mr. Crozier, um experiente navegador, fluente no idioma dos Netsilik e que tenta ultrapassar uma desilusão amorosa. Sem revelar grandes pormenores, as escolhas de Sir John levarão a que os navios fiquem encalhados no meio do Ártico. Após dois rigorosos Invernos, os tripulantes são forçados a iniciar uma caminhada e é precisamente nesse momento que temos o primeiro ataque do Tuunbaq.

Gostei francamente das personagens de Crozier, Goodsir, Fitzjames e Mr. Hickey, que sofrem mudanças radicais ao longo da narrativa. Temos sacrifícios, escolhas impossíveis, aliadas à batalha constante em não perder a Humanidade que nos separa dos restantes seres vivos.

Conforme referi no início do artigo, esta série é baseada em factos reais, mais concretamente na obra literária de Dan Simmons (2007), com a adição de elementos sobrenaturais para apimentar a narrativa.

Recomendo seriamente que invistam tempo em The Terror, que oferece algo diferente e muito focado na componente psicológica.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.