Baseado na BD criada por Greg Rucka, Old Guard apresenta-nos uma equipa de imortais, que realizam operações de salvamento por todo o Mundo. Ao serem contactados por Copley, um membro da CIA, a equipa opta por quebrar a regra principal, aceitando uma segunda missão para o mesmo cliente.
Sem entrar em grande detalhe, essa decisão revela-se um erro, expondo a equipa ao CEO de uma empresa farmacêutica, que pretende estudar e replicar o DNA que lhes permite regenerar qualquer ferimento. O primeiro acto termina no Afeganistão, com o assassinato da Marine Nile Freeman, que regressa milagrosamente à vida, sem ferimentos.
Ficamos a saber que existe uma relação espiritual entre os imortais, que conseguem sonhar com determinados locais e identificar os novos membros. Sem hesitações, a equipa toma a decisão de resgatar Freeman e explicar-lhe tudo o que aprenderam ao longo das últimas décadas.
Seguem-se cenas de acção, muitas mortes e a captura inevitável de Joe e Nicky, dois dos membros da equipa. Lentamente, vamos conhecendo a origem de Andy e a sua ligação a Quynh, uma imortal que foi a sua parceira durante muito tempo, algo que será relevante para o final do filme, assim como a sequela, que está confirmada.
O terceiro acto é a missão de resgate, que implicará alguns sacrifícios e um gigantesco trabalho em equipa, para proteger Andy, que se encontra vulnerável. Escusado será dizer que a missão é um sucesso, lançando a premissa para o futuro, com a adição de um novo elemento (humano) à equipa.
Old Guard é um filme bem conseguido, que se mantém em grande medida (há uma excepção) fiel à BD, graças à participação de Greg Rucka no projeto. Fica a sugestão para mais uma produção Netflix.
Hugo Cardoso
Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Futurama: o regresso - 2026-03-30
- The Naked Gun - 2026-03-25
- Guns Gore & Cannoli 2 Ep.10 - 2026-03-20
