Adam McKay é o realizador desta sátira social, que tem como pano de fundo a queda de um cometa que irá extinguir a vida em todo o Planeta. O primeiro acto introduz os dois astrónomos que identificam a ameaça, dando inÃcio a uma série de eventos que os levam para a Casa Branca.
Uma das melhores cenas ocorre precisamente nos corredores da Sala Oval, em que o General Stuart Themes cobra 10 dólares por uma garrafa de água e aperitivos que são gratuitos. Esta metáfora torna-se tópico de debate ao longo do filme, o que é simplesmente delicioso. Igualmente relevante é o retrato da sociedade, muito assente nas redes sociais e na desinformação associada a temas fracturantes como a polÃtica e o aquecimento global.
O leque de actores é soberbo, com destaque para Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Rob Morgan, Jonah Hill, Tyler Perry, Timothée Chamalet, Michael Chiklis, Cate Blanchett, Meryl _Streep e Ron Pearlman. No centro desta compilação de estrelas, há uma narrativa sólida, com algum humor e uma crÃtica social intensa.
A premissa de Don´t Look Up tem igualmente uma carga emocional significativa, representando a incapacidade do ser humano encarar a realidade e gravidade do rumo que estamos a dar ao nosso planeta, com o inevitável impacto para as gerações futuras.
O derradeiro acto é soberbo, com uma mensagem simples mas eficaz, em que o Dr. Randall Mindy realça que tinha tudo mas sem o ter aproveitado verdadeiramente. Confesso que este filme foi totalmente inesperado e surpreendeu-me pela positiva, sendo fácil recomendar que invistam 138 minutos neste projeto.
No final, existam duas cenas pós créditos que são verdadeiramente épicas e fazem todo o sentido face ao que ocorre ao longo da narrativa. Foi uma excelente forma de terminar o ano de 2021 e aproveito para desejar Boas Entradas a todos os visitantes do Portal Pessoal.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30
One Comment on “Don’t Look Up”