A escolha…

Com a época natalícia a aproximar-se de forma vertiginosa, muitos dos meus amigos e familiares aproveitam para me pedir conselhos sobre qual a consola a adquirir. A minha resposta é quase sempre “é subjectivo, depende do teu perfil”, o que origina reacções no mínimo cómicas. Passo a explicar:

Na minha opinião, é a consola que escolhe o jogador e não o oposto. As três principais opções de mercado (vamos esquecer as handheld) estão direccionadas a um público alvo específico. A PS3 é a escolha óbvia, dado que oferece claramente a melhor relação preço/qualidade. É efectivamente a mais cara das três, mas o hardware incluído vale o esforço, embora perca a batalha dos melhores jogos para a Xbox.

A Xbox tem um modo online sólido e tem vindo a melhorar gradualmente a qualidade do produto final. Sejamos sinceros, se há alguns anos atrás me dissessem que um produto da Microsoft iria vender milhões por todo o Mundo, sem dar problemas de software eu iria rir-me e muito. A versão base da consola ronda os 199 euros, o que é excelente e apresenta a mais valia de possuir os melhores títulos. É claramente a opção mais direccionada a “gamers”, embora a facção hardcore continue a fazê-lo no PC.

Por último, a Wii foca a sua atenção na família e nas gerações de 80 e 90 que cresceram com os seus produtos. O franchise Mario e Zelda são os grandes alicerces da consola, embora nos últimos anos tenham tentado apagar essa imagem, apostando em títulos mainstream. Quem acompanha o blog sabe da minha paixão pela Nintendo, mas sou o primeiro a reconhecer que estamos perante a consola mais fraca em termos de hardware. No entanto, a Wii ganha os seus pontos na jogabilidade e sobretudo no facto dos seus jogos serem direccionados para vários grupos etários, promovendo a interacção entre a família.

As três consolas apresentam pontos em comum, com especial destaque para o motion sense. Nesse aspecto a Nintendo tem a vantagem, mas reconheço potencial à PS Move e à Kinect, embora não acredite que o futuro dos jogos passe por essa tecnologia. A aquisição de jogos low cost ou freeware são igualmente uma vantagem, assim como a possibilidade de converter a consola num media player. Nesse aspecto a Wii perde muitos pontos, dado que não possui memória interna e não suporta HD, ao contrário das suas concorrentes.

Por todos estes motivos que enumerei, a resposta à questão inicial do post é ambígua. Sugiro que pesem os prós e contras e escolham a que melhor se adequar ás vossas necessidades. Como em quase tudo na vida, devemos tomar decisões ponderadas. Espero que este artigo tenha sido útil para dissipar as dúvidas e gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este tema.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Mini-Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Total de comentários: 2

  1. A utilizar RockMelt 0 RockMelt 0 em Mac OS X 10.6 Mac OS X 10.6

    Bem… esqueci-me que por vezes também acontece isso 😆

  2. Odrakir diz:
    A utilizar Firefox 3 Firefox 3 em Windows 7 Windows 7

    A mim escolheram-me as 3 😀

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.