Bruce Willis, John Malkovich, Helen Mirren, Morgan Freeman, Mary-Louise Parker, Karl Urban e Richard Dreyfuss são alguns dos actores que fazem parte da constelação de estrelas que povoa a adaptação da novela gráfica Red. Presumo que os fãs da BD não tenham ficado muito satisfeitos, dado que a adaptação é bastante profunda, com a inclusão de várias personagens e um enredo diferente do original.
Como filme, estamos perante uma hora e meia de acção, em que os “velhotes” partem literalmente a loiça toda. Red significa “Retired Extremely Dangerous” e conta a história de Frank Moses, um antigo agente da CIA que lida com a reforma e a rotina diária. Tudo corre bem até o dia em que é atacado por uma equipa do Governo Americano. Frank reconhece o modus operandi e tenta descobrir o motivo pelo qual faz parte de um lista de alvos a abater.
Pelo caminho, vai envolver Sarah Ross, uma funcionária do estado responsável pelo pagamento da sua reforma e reunir-se com a sua antiga equipa, na tentativa de eliminar a ameaça. John Malkovich tem uma interpretação excelente e é responsável pelo (excelente) humor de Red. As cenas de acção são bem coreografadas e a acção decorre a um ritmo adequado.
Não é uma obra prima do género, mas estamos perante um filme que recomendo sem hesitação, excepção feita aos fãs da novela gráfica, que provavelmente ficarão desiludidos pelos motivos que enumerei.
Hugo Cardoso
Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- The Ark T.2 - 2025-10-30
- Superman - 2025-10-25
- Portugal: o País mais ambicioso do planeta - 2025-10-20
