Moche XL eSports

Nos últimos anos o eSports em território nacional passou a ter uma abordagem mais profissional, com a criação de uma Federação e um investimento progressivo e consolidado. Para os mais cépticos, o termo “modalidade” pode ser considerado um exagero, mas a sua integração nos Jogos Olímpicos de Inverno confirma precisamente a minha afirmação.

Quem segue internacionalmente este fenómeno, pode facilmente constatar que estamos perante uma uma indústria que movimenta milhões e que tem ganho uma legião de seguidores na Europa, à semelhança do que já acontece na Ásia e Continente Americano.

São diversos os géneros de competição, com destaque para jogos como CS GO, DOTA 2, Hearthstone, LoL e Starcraft, entre muitos outros. Existem inclusivamente canais de TV dedicados exclusivamente a este desporto, assim como uma cobertura mediática acentuada, tornando os membros das equipas em verdadeiras celebridades.

Dito isto, está na altura de partilhar a minha experiência acerca do primeiro (grande) evento nacional de eSports que decorreu numa data especial, o dia de Portugal (10 Junho). A Altice Arena foi o palco escolhido, tendo decorrido quatro competições abertas a equipas e jogadores internacionais.

O main event ficou reservado para CS:GO, mas o torneio de LoL foi igualmente interessante, sem esquecer Clash Royale e o incontornável FIFA18. Em paralelo, foi criado um espaço para a comunidade gamer, com Lan Parties, assim como possibilidade de assistir a conferências onde foram divulgadas startups e futuros lançamentos.

Por último, tivémos igualmente a zona retro, em que foi possível testar alguns computadores e consolas do nosso passado, assim como conhecer alguns YouTubers convidados. Para quem está habituado a visitar a Comic Con ou mesmo a LGW diria que este evento não trouxe muito de inovador, excepção feita ao torneio, que distribuiu prémios no valor de 100 mil euros.

Estive presente no Domingo e assisti à competição de CS:GO, ganha pela equipa dos SK Gaming, numa final bem disputa frente aos Hellraisers. O pavilhão esteve cheio e a fervilhar de energia, contribuindo para um grande ambiente, que tem segunda edição confirmada.

Parece-me igualmente destacar que o stream no Twitch foi acompanhado por 51 mil pessoas, o que prova sem dúvida a ascensão meteórica deste tipo de eventos. Antes de terminar, gostaria apenas de saber se estiveram presentes e qual a vossa opinião? Seguem este fenómeno ou têm alguma opinião formada acerca do tema?

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.


Qual é o resultado final de 3 + 7 ?
Please leave these two fields as-is:
O SPAM não será tolerado neste espaço, pelo que solicito o preenchimento do formulário acima indicado. Muito obrigado.