A aventura da Xerife Nichols continua, agora que conseguiu finalmente sair para o exterior do Silo. Vou tentar tecer as minhas considerações, sem revelar demasiados pormenores, o que pode ser algo complicado. Essencialmente, a nossa protagonista chega a um outro silo, em que se vai deparar com uma realidade inesperada.
Lentamente, vamos recebendo pequenas peças do puzzle, que nos vão permitir compreender a linha temporal que levou aos eventos actuais. Nesta segunda temporada, a narrativa alterna entre Juliette e a luta pela manutenção da ordem no Silo, que continua a ser liderado por Bernard Holland. A adição de Solo, o único sobrevivente do silo em que se encontra Juliette, é fundamental para compreendermos algumas decisões, assim como final épico desta temporada, que culmina numa cena absolutamente fantástica.
A Mecânica, liderada por Knox e Shirley, vai adoptar uma postura muito agressiva, na tentativa de obter a verdade acerca do que existe fora do Silo. A ambição de Sims acaba, ironicamente, por traí-lo, colocando-o numa situação precária, que favorece Lukas Kyle, que se converte no aprendiz de Bernard. Existe toda uma narrativa, que explica uma pequena parte do passado e da origem dos Silos, algo que será certamente explorado na terceira temporada.
Os eventos que levam ao confronto entre a Mecânica e Bernard está muito bem conseguido, assim como o mistério em redor de Salvador Quinn, cujo código acaba por ser decifrado por Lukas Kyle, num dos derradeiros episódios desta temporada. Conforme mencionei anteriormente, terminamos num impasse, mas obtemos informação relevante, confirmando-se a existência de 50 silos, que são comandados por uma entidade que será relevada em episódios futuros.
Esta é, sem dúvida, uma das melhores séries da actualidade, garantindo uma narrativa fantástica, excelentes interpretações e uma sequência de eventos que nos deixa sempre entusiasmados com o episódio seguinte. Estão confirmadas mais duas temporadas, com o objectivo de apresentar a conclusão desta aventura.
E caso ainda não o tenham feito, recomendo novamente a leitura da obra literária de Hugh Howie.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30