Ian Livingstone e Steve Jackson são os responsáveis pela criação das Aventuras Fantásticas, uma colecção de livros que marcou a minha infância. Essencialmente os autores criaram um RPG, num mundo imaginário de Titan, em que o jogador tem como objectivo derrotar feiticeiros, ogres, monstros e até mesmo robots.
A grande inovação consistia no facto de o livro funcionar como um jogo, sendo necessário a utilização de dados. Confesso que muitas das vezes fazia “batota”, optando por jogar sem essa limitação, na tentativa de explorar e terminar as aventuras.
Foram horas de puro entretenimento, sempre na esperança de terminar com sucesso a “quest”. O momento mais alto consistia em atingir a página 400, que representava o fim do jogo. Rapidamente trocava de livros com os meus amigos, sempre com a ansiedade de salvar uma donzela em perigo ou de vencer o mau da história.
Na minha estante ainda estão vários exemplares, que guardo religiosamente. Confesso que por vezes ainda me dá vontade de os desfolhar e tentar mais uma vez salvar o Mundo de Titan.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30
http://www.facebook.com/pages/Aventuras-Fant%C3%A1sticas/145265688840906
Bons tempos que passei com esses livrinho, ou melhor, com esses jogos 😀