The Hobbit

Após a estrondosa adaptação da trilogia do Senhor dos Anéis temos o privilégio de voltar à Terra-Média para mais uma aventura. Desta vez a obra escolhida foi The Hobbit e Peter Jackson voltou a tomar conta das rédeas dum projecto que parecia condenado a falhar apos a saída de Guillermo Del Toro. Vou evitar os spoilers porque nem todos os leitores do blog podem ter conhecimento da obra literária de Tolkien, o que só por si é uma falha tremenda. Aliás, aproveito para sugerir a leitura imediata dos livros, que marcam claramente um estilo inconfundível.

Mas deixemos de parte esses “pormenores” e passemos à minha análise acerca do filme. A principal preocupação consiste no facto de Jackson ter optado por uma trilogia, decisão arriscada para um livro com uma narrativa bem mais curta do que o Senhor dos Anéis. Após ter visionado esta primeira parte, confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com a fluidez. As pequenas adaptações são sempre no sentido de ligar Hobbit à restante obra, o que funciona excepcionalmente bem. Os cerca de 170 minutos estão repletos de pormenores deliciosos e quem é fã do universo de Tolkien ficará agradado com o resultado final.

Não deixa de ser curioso que todas as dúvidas acerca do filme se dissipem no início, com as primeiras imagens e aquela fantástica banda sonora, que me transportou de imediato da cadeira para a Terra Média. Para não variar a escolha dos actores é simplesmente soberba e as aparições de Elrond, Galadriel, Saruman, Gandalf, Frodo e Gollum são a cereja no topo do bolo. Uma pena que este primeiro episódio termine num dos momentos mais interessantes mas resta aguardar pacientemente pela próxima aventura (The Desolation of Smaug). Em jeito de balanço, recomendo sem hesitação uma ida ao cinema, de preferência para assistirem à versão 2D. Continuo com muita dificuldade em recomendar filmes em 3D, uma tecnologia que na minha modesta opinião é claramente sobrevalorizada.

Obrigado Peter Jackson por mais uma trilogia que ficará na História!

The following two tabs change content below.

Hugo Cardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de 1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o podengo.

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)

Acerca de Hugo Cardoso

Membro da fantástica colheita de 1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o podengo.

Lista de artigos de Hugo Cardoso →

Comentar

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.