Annihilation

Este filme faz parte da minha lista para 2018, mas ao contrário do expectável, acabou por ser disponibilizado em Portugal via Netflix, em detrimento da sala de cinema. A narrativa é uma adaptação da Trilogia Southern Reach, escrita por Jeff VanderMeer, em 2014 e que ganhou inúmeros prémios.

Vamos acompanhar a expedição de uma equipa de cientistas, lideradas por Jennifer Jason Leigh, a um fenómeno apelidado de Shimmer, que tem efeitos estranhos na fauna e flora local, assim como no ADN humano. O epicentro é um farol, que se encontra próximo da costa e é precisamente esse o destino da equipa. Para complicar, ficamos a saber que todas as tentativas anteriores, resultaram em alucinações, demência e consequente morte.

A excepção é o Sargento Kane, marido da Dra. Lena (Natalie Portman), único sobrevivente da derradeira expedição militar, mas que se encontra em estado crítico. Todos os elementos da equipa têm motivações distintas para embarcar nesta missão, que é considerada por muitos como suicida. Annihilation é um filme poderoso, que nos coloca questões a nível psicológico e metafísico, desafiando o espectador a tirar as suas próprias conclusões.

As interpretações são muito consistentes e os efeitos especiais e fotografia são dignas de registo, aliadas a um sentimento constante de insegurança e aventura. Confesso que não é um filme fácil de digerir mas tem o potencial para se tornar numa referência de culto para o género.

Alex Garland realiza de forma muito inteligente esta adaptação, que se foca essencialmente em apresentar dados e cenários, que podem ser interpretados de forma distinta pelos espectadores. E esse tipo de interação é cada vez menos frequente nos dias que correm. Recomendo Annihilation para todos os fãs de ficção científica e thrillers psicológicos.

Como sempre, convido-vos a partilhar a vossa opinião utilizando a caixa de comentários abaixo.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.


Qual é o resultado final de 4 + 11 ?
Please leave these two fields as-is:
O SPAM não será tolerado neste espaço, pelo que solicito o preenchimento do formulário acima indicado. Muito obrigado.