Há sensivelmente seis anos e meio atrás, adquiri um iCade, para colmatar parte da minha nostalgia dos salões de jogos, embora tivesse consciência, de antemão que seria meramente uma solução provisória. Em consequência, desde essa altura que tenho procurado uma solução definitiva, que respeitasse o meu (limitado) orçamento.

Explorei a alternativa de um PiCade, após uma visita à LGW, assim como a Arcade 1Up e até a AT-Games Cabinet, mas acabei por não ficar totalmente convencido. Tendo em conta o espaço disponível, comecei a considerar seriamente uma bartop de 1 jogador, em detrimento do que tinha concebido inicialmente.

Há cerca de dois meses, de forma completamente aleatória, tomei conhecimento da Gamestation, uma loja que se dedica à compra e venda de jogos retro, assim como à criação/design de Arcade e Bartop. Após algum diálogo com Milton, o proprietário do espaço, realizei a encomenda de uma mini bartop (1jogador) e o resultado final é o que podem constatar na galeria abaixo.

O hardware utilizado é o Raspberry Pi 3, num écran de 9.4 polegadas e com o software Recalbox, que disponibiliza uma skin retro fantástica e que se adequa ao tema escolhido. Inicialmente estava direccionado para uma artwork que combinasse Milipede, Centipede e Donkey Kong mas optei pelo clássico Pac-Man, com uma aposta num design muito clean e simples, que resultou de forma fantástica, na minha opinião.

Estou extremamente satisfeito com o resultado final e posso finalmente afirmar que tenho a minha própria arcade em casa (mais um objetivo alcançado). A qualidade final do produto é extremamente satisfatória, permitindo horas de diversão com os 5000 jogos incluídos, distribuídos por uma panóplia de 14 consolas/handheld e MAME.

Tendo em conta que o sistema é open-source, há sempre espaço para upgrades, o que representa uma mais valia adicional. Confesso que estou muito satisfeito com o resultado final e gostaria imenso de ouvir a vossa opinião sobre este tema. São fãs de retro arcade? Sentem essa nostalgia ou fazem parte da geração que cresceu com as consolas?

Este slideshow necessita de JavaScript.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas & Mini-Figuras. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Total de comentários: 4

  1. Pedro Pereira diz:
    A utilizar WebView 4 WebView 4 em Android 9 Android 9

    …continuando, vi a bartop do dragon ball que publicaram e achei que seria uma excelente opção assim que tivesse €€ disponíveis para tal. Bem, esse dia finalmente chegou, entrei em contato com a gamestation onde falei com o Milton e encomendei a minha bartop Resident Evil que está neste momento em fase de construção e virá para o seu lar no fim de Setembro. Estou ansioso por passar horas colado a ela 😁 Mais uma vez parabéns pela aquisição esta top a tua bartop hehe

    • A utilizar Safari 12 Safari 12 em Mac OS X 10.14 Mac OS X 10.14

      Ah, muito bem, vi no Instagram da Gamestation um teaser com o logo da Umbrella Corporation. Já sei a quem pertence! Esta bartop ficou como eu pretendia, simples e retro. Fico ansioso por ver como vai ficar a do Resident Evil. Obrigado pela partilha.

      • Pedro Pereira diz:
        A utilizar WebView 4 WebView 4 em Android 9 Android 9

        Sim, está muito bem conseguida simples e retro, sendo o Pac-Man um grande tema para a bartop. A minha decerto que irás ver na página da gamestation mas eu também irei partilhei como forma de agradecimento ao Milton/Gamestation pelo trabalho pois tenho a certeza que o resultado final será excelente.

      • A utilizar Safari 12 Safari 12 em Mac OS X 10.14 Mac OS X 10.14

        Tenho a certeza que vai ficar fantástica. Gosto do tema que escolheste e estou convicto que vais adorar o sistema Recalbox com os 5000 jogos. Ainda hoje passei parte do dia a configurar os meus favoritos e a testar alguns jogos que desconhecia por completo.

Participa no debate. A tua opinião é fundamental.