O Silo T.1

Há oito anos atrás tive a oportunidade de partilhar o livro que deu origem a esta série. Nessa altura, os rumores apontavam para um filme, com realização de Ridley Scott, algo que lamentavelmente nunca chegou a concretizar-se. No entanto, a Apple TV+ resolveu adquirir os direitos e lançar esta primeira temporada, que conta com um elenco de renome e faz jus à obra de Hugh Howey.

Ao longo de dez episódios vamos acompanhar as aventuras de Juliette Nichols, uma das engenheiras responsáveis pela manutenção do gerador do Silo. Essencialmente, esta sociedade sobreviveu a um evento catastrófico e habita esta estrutura há várias décadas, sem qualquer informação do mundo exterior. De forma de controlar as massas, qualquer objeto do passado (relíquias) é proibido e a procriação é rigorosamente controlada, de forma a manter a sustentabilidade da sociedade.

O Governo é eleito de forma democrática e existe um Xerife, que mantém a ordem, seguindo de forma quase religiosa um documento que é vulgarmente designado como o Pacto. Os primeiros dois episódios centram-se em Holston Becker, o Xerife , que tenta descobrir o motivo que levou a sua esposa a optar pela Limpeza, que representa essencialmente uma sentença de morte e implica a saída para o exterior com um fato hazmat, que é incapaz de proteger da radiação existente.

Holston conclui a sua investigação e acredita que existe uma gigantesca conspiração, com o objetivo de passar uma mensagem errada do que existe no exterior e opta igualmente por sair, o que resulta na sua morte. Mantendo a tradição do Silo, deixou a sua recomendação para o cargo, que irá despoletar uma série de eventos que serão fundamentais para o desfecho da temporada.

De forma relutante, Juliette Nichols aceita a nomeação para Xerife e reabre a investigação acerca do assassinato de George Wilkins, um colecionador de relíquias com quem teve uma relação. Essa decisão gera  uma resposta agressiva por parte do Judicial, na figura de Sims, que pretende remover Nichols da função e manter o status quo.

Sem colocar spoilers, posso adiantar que a narrativa é muito envolvente, criando empatia com a personagem principal, que tenta a todo o custo descobrir a verdade. O elenco, conforme referi, é de renome, contando com Rebecca Ferguson, Rashida Jones, Will Patton, Ian Glen, David Oyelowo, Common, Tim Robbins, Harriet Walter, Avi Nash, Rick Gomez e Chinaza Uche.

Para quem leu o livro, posso igualmente salientar que esta primeira temporada termina sensivelmente a meio, no momento em que Juliette Nichols opta por sair para realizar a Limpeza. A segunda temporada está confirmada para 2024, embora ainda não tenha data de lançamento prevista.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.