Nope

Jordan Peele é o responsável por um dos projetos mais interessantes de 2022. Nope retira, na minha opinião, clara inspiração de filmes como Encontros Imediatos do Terceiro Grau, Signs e Evangelion. Ao longo da narrativa existem várias referências a momentos de cultura pop, com uma homenagem evidente a Akira, que curiosamente foi um dos projetos recusados pelo realizador.

Ao longo de cinco capítulos (Ghost, Clover, Gordy, Lucky e Jean Jacket) vamos conhecer as personagens principais, assim como a premissa do filme. O primeiro acto introduz uma sitcom, denominada Gordy´s Home, que termina com um ataque brutal de um dos animais. Esta introdução será fundamental para o desenrolar da narrativa, que se centra no drama pessoal da família Haywood.

Otis Haywood Senior é atingido mortalmente por uma moeda projectada do céu, que alegadamente terá sido resultado de um acidente com um drone. OJ Jr. fica encarregue do negócio, que consiste em domesticar cavalos para utilização no meio cinematográfico de Hollywood. Lentamente, vamo-nos apercebendo da natureza bizarra de Nope, que introduz um rancho próximo dos Haywood, mais conhecido por Jupiter´s Claim.

O dono desse rancho é o actor sobrevivente do ataque na sitcom Gordy´s Home, Ricky “Jupe” Park, que pretende adquirir a propriedade do clã Haywood, por motivos que serão desvendados ao longo do filme. Após um ataque à sua propriedade, os irmãos resolvem adquirir cameras de vigilância, com o objetivo de documentar e rentabilizar o conteúdos nas redes sociais ou na televisão.

Ao bom estilo de Encontros Imediatos do Terceiro Grau, as quebras de electricidade identificam a presença da entidade, que se encontra escondida nas nuvens. As primeiras aparições dão a entender uma semelhança evidente com o clássico OVNI mas, lentamente, vamos ter consciência de algo mais complexo. Gosto particularmente da incorporação da música na narrativa, assim como os momentos de tensão que antecedem os ataques.

No que diz respeito a interpretações, o elenco é curto mas de qualidade. Daniel Kaluuya e Keke Palmer são os actores principais, mas tenho igualmente de destacar a presença de Steve Yeun, Michael Wincott e Brandon Perea, que são absolutamente fantásticos. Nope é claramente um projeto que vai dividir opiniões, deixando a  interpretação dos eventos para o espectador.

É sem dúvida um filme que recomendo, especificamente pela fotografia e interpretação. Adicionalmente, faz uma homenagem aos elementos secundários da indústria cinematográfica, para além das inúmeras referências a vários momentos chave da cultura pop das ultimas décadas. Caso pretendam, fica igualmente o desafio de iniciarmos uma partilha de ideias acerca deste fantástico projeto de Jordan Peele.

Mediano
71%
The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.