Em Setembro de 2007 estreou uma série cómica baseada em quatro jovens cientistas. Até aqui tudo parece perfeitamente normal, excepto o facto de existir uma componente geek muito acentuada, o que poderia colocar em causa a longevidade do projecto.
Doze anos depois a odisseia de Sheldon e Companhia tem finalmente um fim. Confesso que sou um fã de TBBT, que conseguiu ter momentos cómicos verdadeiramente memoráveis. Foi frequente soltar gargalhadas com as piadas e situações perfeitamente ridículas. Existem cameos e aparições especiais, das quais destaco Will Wheaton, Neil deGrasse Tyson, Leonard Nimoy, Stan Lee e Stephen Hawking, entre muitos outros.
A narrativa arranca inicialmente com Raj, Leonard, Wolowitz, Sheldon e Penny mas ao longo das temporadas vai acrescentando personagens fundamentais, tais como Bernardette, Amy, Stuart e Will Wheaton. As primeiras seis temporadas são verdadeiramente épicas, com um declive acentuado na qualidade a partir da sétima temporada. A partir desta fase existem assimetrias acentuadas, com episódios memoráveis a contrastar com outros perfeitamente medianos.
Esperava um final ligeiramente distinto, sobretudo no que diz respeito a Raj mas compreendo o caminho seguido. Esta série marcou um género e dificilmente voltará a existir algo semelhante, sobretudo devido ás fantásticas personagens que foram criadas por Chuck Lorre e Bill Prady.
Não posso deixar de recomendar esta série, que apesar de algumas falhas consegue compensar largamente com a suas virtudes, criando uma narrativa repleta de comédia mas que tem uma tremenda evolução das personagens ao longo destes doze anos.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30