A criação de Len Wein e Bernie Wrightson foi adaptada ao universo DC, narrando a história de Alec Holland, um cientista que tenta desesperadamente repor a sua reputação, aceitando investigar o que se passa nos pântanos de Bayou, próximo da cidade de Marais.
Abby Arcane é uma doutora do CDC, que vai ser chamada para investigar o estranho surto detetado. Os primeiros episódios servem essencialmente para nos apresentar as diversas personagens, assim como as motivações e os fantasmas do passado.
Ficamos a conhecer a ligação da Dra Arcane à cidade de Marais, que é controlada por Avery Sunderland, um espécie de mecenas, que tem uma agenda oculta e que pode estar envolvido nestes eventos. Vou evitar entrar em pormenores, mas vamos assistir à transformação de Holland em The Swamp Thing, uma criatura que aparenta controlar a flora local.
Paralelamente, temos outro super-herói que é apresentado em Swamp Thing: Daniel Cassidy, aka The Blue Devil. Ao longo dos dez episódios, torna-se claro que o Phantom Stranger está envolvido em muitos dos eventos que ocorrem, levando a crer que estamos na presença de uma entidade demoníaca.
No global, a série está muito bem conseguida, com uma narrativa fluida, complementada com bons actores e personagens cativantes, pelo que se torna incompreensível o cancelamento, sobretudo após a excelente recepção crítica que teve. Aparentemente, a decisão foi estritamente financeira, pelo que mantenho esperança que possamos ter uma continuação.
Gosto particularmente do final aberto, em que somos apresentados ao Floronic Man, que consome o Dr. Jason Woodrue, um dos antagonistas principais de Swamp Thing na BD.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30