As forças de Zeon estão em processo de retirada, após uma série de derrotas na One Year War. O conceito de “novotipo” é um dos pontos principais da narrativa, explorando as capacidade únicas que são conferidas e a sua vantagem em termos de cenário de batalha.
Amuro é identificado como um dos humanos com essa capacidade, algo que será fundamental ao longo deste filme. A White Base tem a designação de 13th Autonomous Corps e a sua missão é dar suporte à frota terrestre e fazer parte da decisiva batalha contra a frota de Zeon.
Char Aznable vai ser, uma vez mais, o grande antagonista de Amuro, que vai conhecer Lalah Sune, uma jovem com conhecimento do potencial máximo associado a um “novotipo”. Sem colocar spoilers, existe uma relação in(esperada) com Zeon, que vai mudar radicalmente a atitude do nosso herói.
Como é habitual, vamos ter traições e novas fações a emergir no Principado de Zeon, que irão culminar com a derradeira batalha entre Amuro e Char. Como é evidente, não vou colocar spoilers mas o resultado final cria novas premissas para ambas as personagens.
Na minha opinião, este é o melhor dos três filmes, que consegue conciliar a ação com a narrativa, conseguindo manter a nossa atenção focada no destino de Amuro e da Federação Terrestre.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30