Esta série de animação é, na minha opinião, um dos projetos mais fortes da Nickelodeon, em que, ao longo de três temporadas, acompanhamos as aventuras de Aang, o derradeiro Airbender.
O mundo em que a narrativa decorre tem uma clara influência asiática, em que é possível manipular de forma telepática os quatro elementos, numa clara alusão ás artes marciais chinesas. No entanto, apenas o Avatar consegue dominar os quatro elementos em simultâneo, sendo o responsável por manter a paz e criar uma ponte entre o mundo físico e espiritual.
A aventura começa na Tribo da Água, que encontra Aang congelado no gelo. Katara e Sokka são os jovens responsáveis por salvar o nosso herói e após algumas peripécias, formam uma parceria que será fundamental para o desfecho da série. Vamos igualmente conhecer Zuko, o principe exilado da Nação do Fogo, que é obcecado por encontrar o Avatar, a fim de restaurar a sua honra.
Há muita ação ao longo da história e Aang vai formando alianças e treinando o domínio dos quatro elementos, com o objetivo de derrotar o FireLord. Vão sendo introduzindo personagens, que serão relevantes na derradeira temporada, que é focada na luta entre a Nação do Fogo e as restantes, que foram conquistadas pela Princesa Azula e o seu Pai.
Como é habitual, estou a ser muito genérico, precisamente para evitar spoilers mas gostei imenso de The Last Airbender. O casting de voz é competente, a animação é fluida e o desenvolvimento de personagens é excelente, causando a empatia necessária para elevar esta série a um patamar muito elevado.
Há obviamente uma componente humorística e uma simbiose entre a animação ocidental e oriental, que funciona de forma quase perfeita. Se procuram uma série de animação de qualidade, fica sem dúvida a recomendação. E, como sempre, endereço o convite para que partilhem o vosso feedback.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30