O dilema do espaço em disco

É curioso como a tecnologia evolui num curto espaço de tempo. Ainda me recordo de ter discos com 40 GB e considerar esse espaço um Universo inesgotável de armazenamento de dados. Alguns anos depois sou confrontado com a dura realidade de possuir 3.2 TB e estar constantemente a gerir esse espaço de forma minuciosa. Tenho perfeita consciência que a minha decisão de passar toda a informação contida em DVD/CD para HDD precipitou este descalabro, mas não me arrependo minimamente.

Já contemplei outras soluções, mas em tempo de crise não considero prioritário investir nessas alternativas. Continuo por isso a confiar na minha capacidade de gestão do espaço remanescente (cerca de 180 GB à data). Como certamente se recordam, sou um utilizador de Mac e crente no conceito de Time Machine, o que nem sempre é saudável em termos de espaço em disco. Para complicar ainda mais, sou um ávido consumidor de séries de TV e gosto de editar os vídeos que realizo na minha Xacti, o que se torna por vezes frustante, com a necessidade de apagar informação.

Nesta fase, penso que me adaptei ao cenário e consigo manter um rácio aceitável de espaço livre em disco, porque adoptei a estratégia de apagar os filmes/séries que não considero fundamentais. Essencialmente, passei a ser mais criterioso, o que me permite possuir uma biblioteca muito interessante e garantir a viabilidade dos meus backups.

Gostaria de ouvir a vossa opinião sobre este tema e as vossas experiências nesta matéria. São mais organizados do que eu? Ou optaram por outras soluções?

The following two tabs change content below.

Hugo Cardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de 1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o podengo.

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)

Acerca de Hugo Cardoso

Membro da fantástica colheita de 1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o podengo.

Lista de artigos de Hugo Cardoso →

4 Comentários em “O dilema do espaço em disco”

  1. Verdade, é ridículo como num curto espaço de tempo conseguimos evoluir tanto em termos de armazenamento de dados. Ainda no outro vi discos de 3 TB à venda por cerca de 200 euros, o que demonstra o actual estado do mercado.

    O meu próprio passo será aderir a SSD, apesar de ter quase a certeza que o futuro passará pela cloud. E não posso deixar de mencionar o excelente serviço que a Dropbox disponibiliza, mesmo para contas gratuitas.

Comentar

Este blog utiliza o Akismet para minimizar o spam. Saiba como os seus dados são processados.