Denis Villeneuve realiza um thriller bem conseguido e que envolve o rapto de duas jovens de uma pequena cidade norte-americana. O elenco é composto por Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Terence Howard e Maria Bello, para citar os mais conhecidos e no global não desaponta.
Estamos perante um enredo complexo e em que somos confrontados com personagens muito fortes do ponto de vista psicológico. No ar fica sempre sempre a expectativa de confirmar se estamos perante um único raptor, uma rede ou um grupo organizado, tal a quantidade de informação que temos para analisar.
Quase todas as personagens do puzzle apresentam traços característicos, tornando Prisoners numa experiência repleta de carga dramática e com um fim incerto. A natureza humana é levada ao extremo, sobretudo quando somos confrontados com situações de stress emocional, colocando a nú os sentimentos animalescos que continuam a coexistir em todos nós.
O suposto herói, interpretado por Jake Gyllenhaal é um mistério constante e a narrativa é construída de forma a não fornecer demasiadas pistas, obrigando o espectador a interpretar de forma individual o que se vai passando no grande écran. O final é sem dúvida interessante e cumpre essa premissa de interpretação livre.
No global, recomendo este filme, embora sinceramente tenha ficado com a sensação que 153 minutos são um exagero face ao que nos é apresentado. Mas Prisoners consegue ser um thriller inteligente, que cativa, sem entrar na violência visual que por vezes caracteriza o género.
Para quem já viu, sugiro que partilhe na caixa abaixo a sua opinião acerca do fim.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30