As prequelas têm tido uma vida complicada no que concerne a séries de TV mas desde o primeiro episódio que Gotham se tem revelado uma agradável surpresa. A narrativa inicia com a chegada de um jovem detective (Jim Gordon) à GCPD, uma instituição corrupta e repleta de vícios, numa cidade dominada por dois criminosos: Maroni e Falcone.
Rapidamente concluímos que Jim terá que se adaptar e encontrar forma de tomar as rédeas da cidade, subvertendo alguns dos seus princípios para o fazer. Paralelamente somos apresentados à tragédia que se abate sobre a família Wayne, que será o primeiro grande caso de Gordon e que terá consequências vitais para o surgimento de Batman.
Com o avançar dos episódios vamos conhecendo Catwoman, Penguin, The Riddler, Poison Ivy, Joker, Two Face, Scarecrow e muitos mais, numa fase embrionária, mas esse é precisamente o encanto da narrativa, que está muito bem estruturada e com mudanças inesperadas.
Existe igualmente um misto de acção, com tiroteios e perseguições constantes e um desenvolvimento de personagens como Bullock, Fish Mooney e o inevitável Alfred. Pelo meio, a investigação de Bruce Wayne à morte dos pais vai decorrendo, apontando para uma conspiração que envolve elementos de topo na Wayne Industries.
Confesso que gostei imenso da primeira temporada, que me cativou pela narrativa densa e estruturada, que faz ligação a muito do que se irá passar mais tarde com o aparecimento de Batman. E ainda temos o bónus de ficar a conhecer a génese da maior parte dos vilões do “melhor detective do mundo”. Recomendo sem hesitação e preparem-se porque em Outubro teremos a segunda temporada disponível.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30
Ainda não peguei na T2. Já vai no 5º episódio. a ver se o Netflix tem lá os outros…
O Netflix ainda não tem a segunda temporada de Gotham mas recomendo que a sigas. Está de facto muito bom até ao momento.
Gosto muito!!