A adaptação da obra de Frank Herbert era sem dúvida um dos filmes que mais ansiava ver este ano. As comparações com a visão original de David Lynch serão inevitáveis mas estamos perante um abordagem diferenciada e que já tem confirmada a sequela, onde serão narradas as aventuras da Casa Atreides.
Denis Vileneuve, John Spaihts e Eric Roth são os argumentistas responsáveis por recriar o Universo de Dune e apresentar as personagens principais deste primeiro filme. Temos o devido enquadramento da hierarquia social, com a introdução da premissa que leva a Casa Atreides para Arrakis, no sentido de explorar as minas de “spice”, uma substância fundamental para a exploração espacial. A narrativa é composta por vários nÃveis, que nos vão sendo apresentados de forma sucinta, mas na devida proporção, no sentido de manter o interesse do espectador.
Tomamos igualmente conhecimento da Irmandade de Bene Gesserit, cujos membros seguem uma profecia milenar, algo que irá interligar-se com o destino de Paul Atreides. A sua mãe, Jessica, é uma acólita e ajuda o seu filho a desenvolver os seus poderes, que são apelidados de “A Voz”.  A profecia especifica que a escolhida será uma mulher, no entanto as visões constantes sobre os Fremen e a deslocação para Arrakis despertam uma série de eventos que irão converter-se numa dura realidade.
A Casa Harkonnen é inserida na narrativa para dar inÃcio a uma guerra que visa a destruição de Leto Atreides e a consequente queda da sua casa. Paralelamente, vai sendo desenvolvida a temática de Paul ser Lisan al Gaib, o visitante que virá terraformar Arrakis e transformá-lo num óasis. Há um constante cepticismo de Paul, que interpreta as profecias como uma forma de manipulação da Bene Gesserit, algo que começa a alterar-se no terceiro acto, após ser clara a intenção do Imperador e da Casa Harkonnen.
O casting é fabuloso e Denis Vileneuve consegue envolver-nos nesta verdadeira “space opera”, que nos reserva ainda muitas surpresas. A fotografia é digna de registo e muito sinceramente, esta adaptação de Dune foi tudo aquilo que esperava. Fico francamente entusiasmado para o próximo filme e recomendo vivamente que invistam tempo no Universo de Dune.
Preparem-se porque o melhor ainda está por vir!

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30
One Comment on “Dune”