As adaptações de videojogos continuam a ser o calcanhar de Aquiles de Hollywood, que parece incapaz de recriar os universos únicos destes IP. Dito isto, fiquei relutante ao tomar conhecimento deste projecto, que conta a história de Joel Miller e Ellie, dois sobreviventes num mundo pós-apocalíptico, repleto de clickers, que são uma espécie de zombies, controlados por esporos.
A narrativa é muito orgânica, desenvolvendo as personagens de forma quase perfeita, num misto de flashbacks e eventos actuais. Todas as suas inseguranças e receios são expostos de forma constante, reforçando uma ligação que vai ficando mais sólida à medida que a narrativa vai progredindo. O passado de Joel acaba por ser decisivo na forma como se torna protector em relação a Ellie, com decisões altruístas que são francamente inesperadas face ao seu sentido de auto-preservação.
Como habitualmente, gosto de evitar os spoilers, mas tenho de destacar dois episódios, que são do melhor que vi em TV nos últimos anos. Estou a referir-me ao episódio 3, em que conhecemos a história de Bill and Frank e o episódio 5, em que vamos acompanhar a saga de Henry e Sam.
A segunda temporada deverá ser disponibilizada no segundo semestre de 2025 e estou curioso para confirmar o caminho seguido. Caso optem por manter-se fiéis ao material original, teremos mudancas drásticas e que podem alterar por completo a dinâmica daquela que é facilmente a melhor adaptação de um videojogo.
Para concluir, quero apenas destacar a presença de Anna Torv e Gabriel Luna, no papel de Tess e Tommy, que conseguem elevar a fasquia no que diz respeito a interpretações marcantes.
Esta é sem dúvida, uma série a não perder!

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30