Quando tornaram pública a escolha de Chris Evans fiquei muito preocupado, por diversas razões. Não gostei particularmente de Fantastic 4 e não acreditava que este actor pudesse recriar a mítica personagem de Steve Rogers.
Os dois primeiros trailers apresentados foram fracos, o que contribuía de forma decisiva para a minha descrença neste projecto. Ontem tive oportunidade de ver o filme do primeiro Vingador e esta é a minha opinião. Em primeiro lugar, parece-me importante realçar que sou um grande fã desta personagem da Marvel, o que pode tornar difícil uma crítica imparcial.
Este é o filme do Capitão America que tinha idealizado e que honestamente não acreditava que fosse possível. A adaptação da BD ao cinema é excelente, mantendo grande parte das personagens e da génese do herói. A primeira parte do filme é totalmente dedicada às personagens e ao enredo, com várias menções nacionalistas e com a definição clara de heróis e vilões. Não faltam igualmente as personagens de Bucky, Peggy Carter e Dr Erskine, elementos fundamentais na banda desenhada.
A segunda parte do filme (que coincide com o intervalo) traz a acção e a batalha entre o nosso herói e RedSkull (Hugo Weaving). As cenas são excelentes e confesso que por breves instantes tive a sensação de que os livros estivessem a ganhar vida. Chris Evans consegue transmitir o patriotismo característico do Capitão America, embora em termos de interpretação destaque o inigualável Tommy Lee Jones (Coronel Chester Phillips) e uma surpreendente Hayley Atwell.
Como não podia deixar de ser, temos o cameo de Stan Lee e uma teaser ao filme The Avengers (aguardem pelo final dos créditos). Para terminar, tenho de salientar que este filme entra automaticamente para o meu TOP 10 de filmes de BD, apenas superado por obras primas como The Watchmen, IronMan ou X-Men.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30