Uma das memórias mais fortes que tenho da minha juventude diz respeito a uma arcade machine que se encontrava no Café Mimoso, em Moscavide e no qual investi várias moedas, na tentativa de ultrapassar Blanka e Dhalsim. Estou obviamente a falar de Street Fighter e foi o meu primeiro grande vício a nível de salões de jogos. Era frequente passar largos minutos a ver outras pessoas a jogar, sempre com o intuito de aprender novos truques e abordagens que me permitissem ter mais sucesso.
Eram sem dúvida outros tempos, em que o multiplayer era realizado ao vivo e contra 3 ou 4 jogadores no máximo. Era um facto que nessa fase já tinha uma consola em casa mas existia algo nesta experiência que era incomparável: o convívio e as relações humanas que se criavam. Era frequente apontar erros, detectar pontos de melhoria e melhorar a estratégia, no sentido de economizar moedas e prolongar a experiência.
Como quase tudo na vida, o teste do tempo foi cruel e são poucos os salões que ainda permanecem abertos. A manutenção destas máquinas é dispendiosa e o retorno actual é muito reduzido, inviabilizando um avultado investimento. Sempre que posso tiro o pó ao meu iCade ou utilizo o emulador de MAME mas nada bate a experiência real, que ainda tenho ocasionalmente quando me desloco à 1UP ou à Costa da Caparica, dois dos meus sítios preferidos.
E quanto aos leitores deste espaço? Tinham algum jogo preferido? Ainda têm salões de jogos próximos da vossa residência? Já ponderaram criar a vossa própria máquina?

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30