Depois de Independence Day, Godzilla, The Day After Tomorrow e 10.000 BC, Roland Emmerich apresenta-nos a sua versão da previsão Maia para 2012. A premissa do filme é simples: devido a um alinhamento cósmico, os pólos magnéticos da Terra vão inverter-se, o que aliado à movimentação das placas tectónicas, origina “o fim do mundo como o conhecemos”.
Uma equipa de cientistas tenta desesperadamente encontrar uma solução para garantir a sobrevivência da Humanidade, algo que como iremos comprovar pelo filme, tem inspiração na Bíblia. Pessoalmente não tinha grandes expectativas para o filme, estava preparado para muitos efeitos especiais e pouco enredo e 2012 não me desapontou. Na realidade, superou as minhas expectativas no que diz respeito à storyline, que sem ser brilhante, tem alguns pontos credíveis.
Tem bons actores (John Cusack, Danny Glover, Oliver Platt, Amanda Peet e Woody Harrelson entre outros) e uma panóplia de efeitos especiais extraordinários, com uma sequência frenética e completamente irreal, como é habitual nos blockbusters deste género. É um disaster movie fantástico, cumpre perfeitamente o seu papel e tenho a certeza que vai ser um êxito de bilheteira.
Destaco a interpretação de Harrelson e recomendo o filme a quem procurar precisamente o que descrevi: acção non stop , efeitos especiais e enredo fast-food. São 2h20 de puro entretenimento!
Hugo Cardoso
Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- The Ark T.2 - 2025-10-30
- Superman - 2025-10-25
- Portugal: o País mais ambicioso do planeta - 2025-10-20

sera q é um mito bons filmes a nível de historia com bons efeitos especiais? é que estes deixam-me smp uma grande dor de cabeça
LOL compreendo que não queiras falar do SLB. Em relação ao filme, é evidente que o guião não é dos melhores, mas o pretendido é causar ao espectador uma overdose de efeitos especiais. Neste tipo de filmes a interpretação fica sempre para segundo plano e nesse aspecto, penso que foi um êxito.
um bom filme sem duvida. mas penso q falta um pouco de mistica(nao estou a falar do benfica).