Avatar

Há quinze anos atrás, James Cameron escreveu uma história passada no planeta Pandora, em que os nativos tentam evitar a destruição da fauna e flora por parte do Homem. Nessa altura, frisou que iria aguardar pela tecnologia necessária para poder realizar este filme. Pois meus amigos, preparem-se porque essa altura chegou!

O hype relativamente a este filme tem vindo a acumular-se há mais de dois anos, já tinha lido rumores e visto imagens e vídeos que anteviam algo muito interessante. Hoje as minhas dúvidas dissiparam-se por completo: estamos perante um filme excelente, com um enredo simples mas atractivo e com uma beleza de imagem incomparável.

Somos “catapultados” para este mundo durante três horas e confesso que ficaria de bom grado mais algum tempo, tal é o impacto e a alegria que o filme transmite. Somos completamente absorvidos para esta aventura e estabelecemos laços fortes com as personagens, o que na minha opinião, reforça ainda mais o interesse no filme. James Cameron consegue que nos interessemos genuínamente pelo destino deste mundo, o que é extraordinário, dado que o Homem representa o vilão neste filme.

No que diz respeito a efeitos especiais, preparem-se porque nunca viram algo assim. Devia ser considerado um crime não ver este filme em 3D: os pormenores do pó, das cinzas, dos animais são absolutamente épicos. As interpretações são muito boas, com especial destaque para Zoe Saldana (Neytiri), Sam Worthington (Jake Sully), Sigourney Weaver (Dra Grace Augustine) e Stephen Lang (Coronel Miles Quaritch). Destaco igualmente a qualidade da animação das personagens de CGI, James Cameron desenvolveu um novo processo que utilizou exclusivamente para este filme e vão notar claramente que as expressões e linguagem corporal são assustadoramente reais, um dos grandes segredos para a ligação com o enredo que descrevi no parágrafo anterior.

Não queria colocar spoilers, pelo que não me vou alongar muito nos comentários. Vou terminar, recomendando obviamente o filme, que é excelente. A forma como a história é contada tem algo de clássico, mas esse é um forma de realização muito própria de Cameron, mas valeu bem a pena esta espera de quinze anos.

E reitero o tweet que lançei após ver Avatar:

“Esqueçam o cinema como o conheceram. Chegou o Avatar!”

Este filme vai marcar claramente uma época, embora necessite de converter-se num êxito de bilheteira, dado que custou mais de 230 milhões de dólares, tornando-se no mais caro filme da História do Cinema.

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

4 Comentários em “Avatar”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.