Será que sou um geek?

Há algum tempo que sou apelidado de geek por alguns dos meus amigos. Apesar de não ser de forma alguma um termo pejorativo, sempre tive reservas, dado que entendo ainda não ter atingido esse patamar. Mas de vez em quando, dou por mim a divagar sobre este tema. Mas afinal de contas, existe uma definição exacta de geek? A resposta é simples: não, mas posso dizer com relativa certeza que esta será a descrição mais aproximada:

“Geek é alguém obcecado por novas tecnologias, nomeadamente gadgets, videojogos, electrónica, internet , redes sociais, etc”

Não sou apologista de julgar um livro pela capa, pelo que não fico totalmente convencido com esta definição, mas esse também não é o ponto mais importante deste post. Admito que sou um grande entusiasta de novas tecnologias, gosto obviamente de produtos que marcam e definem uma época, mas não me considero obcecado. É evidente que a tecnologia é uma parte muito importante da minha vida, por razões óbvias (falo da minha ocupação laboral) mas tenho guilty pleasures comuns aos mais simples mortais, tais como cinema, café e desporto, entre muitas outras actividades.

Claro que com o passar dos anos, a imagem de geek evoluiu, sendo neste momento considerada cool, em consonância com os padrões actuais. Sim, utilizo o Twitter, tenho um iPhone e um MacBook, mas porque acredito que são os melhores produtos. Não o faço por moda, até porque honestamente sou o único fã da Apple no meu círculo de amigos, mas sim por acreditar ser a melhor solução no mercado. Se sou ou não um geek, o tempo o dirá, mas uma coisa posso afirmar com toda a certeza: não mudarei a minha forma de ser ou os meus interesses pessoais, apenas por ser cool ou socialmente correcto.

Sempre gostei de ser coerente e acima de tudo verdadeiro e essa é a minha grande preocupação. E quanto aos visitantes do blog? Consideram-se geeks? 😉

The following two tabs change content below.

hugocardoso

Criador / Fundador do Portal Pessoal
Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Últimos artigos de hugocardoso (Ver todos)

Acerca de hugocardoso

Membro da fantástica colheita de ©1978. Utilizador de . Adepto do SLB, LA Lakers e Colorado Avalanche. Entusiasta de Retro Gaming, Cinema e BD. Colecionador de Estátuas na escala 1/6. Fã #1 de Muttley, o 🐶

Lista completa de artigos de hugocardoso →

6 Comentários em “Será que sou um geek?”

  1. Eu me considero geek e me orgulho disso! venço meus amigos toda vez no Mortal Kombat, Grand Chase, Combat Arms, Ragnarok, etc.

    Adoro tecnologia, sou fã da Apple, mas, tenho ainda 12 anos! sou um geek junior!!!!!!!!!!!!!!!lol!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!lololoolololololololololo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Concordo com tudo o que escreveste, aliás numa vertente estritamente sociológica, os grupos continuarão a existir independentemente da época. A alusão aos produtos da Apple vem precisamente no seguimento do que falo no post. Ser geek não tem nada a ver com marcas ou produtos, mas curiosamente existe uma associação imediata, o que me deixa algo perplexo. Ser geek é uma postura, uma atitude, uma forma de estar se quiseres, sendo que muitas vezes acaba por ser confundida com nerd.

    A simples diferença entre o nerd e o geek dava para um post, mas não vou aborrecer-te com essa discussão (pelo menos para já). Em tempos li um artigo extremamente interessante sobre geeks, onde se falava na evolução das mentalidade e numa tendência clara para se tornar em algo “cool”. Penso que chegámos claramente a esse patamar:

    “Geek is the new cool” 😉

    Mas independentemente da noção e do conceito, vou certamente permanecer um entusiasta pelas novas tecnologias. E peço desculpa, que me alonguei neste comentário, que neste momento equivale a uma dissertação.

  3. Boas. Tal como tu, tenho uma série de amigos que me apelidam de geek. Há por ai até quem me chame de nerd. Há muita gente que não faz ideia do que se trata num caso ou no outro… Enfim… Sim, eu próprio me identifico como geek por vezes. facilita. facilita bastante até, aquando da identificação da tribo a que pertences (conceito muito em voga nos 80’s e que continuo a defender até hoje). Hoje, seres rockabilly, heavy, “vanguarda”, já pouco ou nada diz (safam-se os góticos e os punks por uma questão histórica e de forte impacto visual)…
    no meio de tudo o que dizes acima, só me questiono por uma razão: Porquê a referência ao MacBook e ao iPhone? Não são de modo algum uma “imagem de marca” dos geeks…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.