Três décadas após o lançamento do live action de Mario, a Nintendo recorreu à animação para relançar a sua franquia mais icónica. Assim sendo, a escolha recaiu em nomes como Chris Pratt, Anya Taylor-Joy, Charlie Day, Jack Black, Seth Rogen e Fred Armisen, o que me deixou francamente entusiasmado. No entanto, a cereja no topo do bolo foi a inclusão de Shigeru Miyamoto, como produtor, garantindo o selo de qualidade que fez de Mario um ícone dos videojogos.
A narrativa é simples e tem início em Brooklyn, onde Mario e Luigi tentam começar um negócio de canalização. O humor é uma constante, bem complementado com a história familiar dos dois irmãos, que vão tentar salvar a cidade de uma inundação. A origem do problema é um Warp Pipe, que catapulta Mario para o Mushroom Kingdom e Luigi para as Dark Lands.
Lentamente, vamos conhecer ambos os mundos e os seus habitantes, com destaque para a Princesa Peach, Toad, Kamek e Bowser. Existem momentos verdadeiramente icónicos, que estão ligados aos videojogos, tais como a inclusão do Cat Suit e Tanooki Suit. O fan service contido nestes 92 minutos é assinalável, com momentos inspirados em Mario Kart e com alguns easter eggs (a arcade de Donkey Kong e a presença de Charles Martinet) francamente memoráveis.
Gostaria igualmente de destacar o fantástico trabalho de Jack Black, no papel de Bowser e todo o mundo de Jungle Kingdom, em que vamos assistir ao duelo entre Mario e Donkey Kong. O derradeiro acto junta as diversas facções numa batalha pela sobrevivência, com o (in)esperado regresso a Brooklyn, para o duelo entre os dois irmãos e o Líder dos Koopa.
The Super Mario Bros. Movie é uma viagem nostálgica pelo maravilhoso mundo da Nintendo, que consegue incorporar inúmeras referências que serão familiares ás duas gerações que representam o público alvo deste filme. A narrativa, apesar de simples, funciona muito bem e garante a quota parte de entretenimento que todos nós ambicionávamos.
À data deste artigo, a receita de bilheteira atingiu os 1.3 mil milhões de dólares, convertendo este projeto no mais lucrativo de 2023, pelo que será provável a existência de uma sequela. Aliás, existe uma cena pós-créditos que introduz outra personagem icónica do Mushroom Kingdom.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30