O sétimo filme da franquia traz-nos uma ameaça digital, na forma de uma inteligência artificial que ganhou consciência e pretende adquirir todo o conhecimento existente nas agências de segurança do Mundo. Ethan e a sua equipa terão de localizar as duas metades de uma chave, que alegadamente lhes darão acesso a algo que esta IA pretende.
A narrativa está repleta de ação e tem início no deserto, para uma missão de resgate da agente Ilsa Faust, que tem a cabeça a prémio por motivos desconhecidos. Rapidamente ficamos a saber que está em posse da primeira metade da chave, que é alvo de cobiça pelas maiores super-potências mundiais. Adicionalmente, vamos ter uma ligação ao passado de Ethan, na figura de Gabriel, um terrorista que trabalha para a AI, que passa a ser designada como “A Entidade”.
Ethan, Luther e Benji tentam localizar a segunda metade da chave, no aeroporto de Abu Dhabi, mas são ludibriados por Grace, uma ladra profissional que terá sido contratada pela White Widow, um dos principais nomes do mercado negro internacional. Esta é a premissa principal de Dead Reckoning, em que a equipa é colocada à prova, dado que o algoritmo da Entidade consegue prever e antecipar todas as decisões de Ethan.
A perseguição em Roma é verdadeira memorável, assim como o baile de máscaras em Veneza, que tem um desfecho inesperado. Conforme referi, os 164 minutos deste primeira metade são verdadeiramente frenéticas e terminam num impasse, que pode levar à criação de uma nova equipa da IMF. Teremos que aguardar por 28 de junho de 2024 para confirmar o desfecho desta aventura, que promete surpreender.
Este é sem dúvida, um dos grandes filmes de ação do ano, que volta a adicionar nomes sonantes ao elenco, nomeadamente Hayley Atwell, Vanessa Kirby, Esai Morales e Pom Alexandra Klementieff. Para os fãs da IMF, este é sem dúvida um filme a não perder.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30