Uma das minhas modalidades preferidas é sem dúvida o hóquei em patins, muito por “culpa” das enormes selecções que apresentámos nos anos 90. Nomes como Paulo Alves, Pedro Alves, Vítor Fortunado, Paulo Almeida, Rui Lopes, Filipe Santos e Luís Ferreira, para citar alguns, elevaram Portugal ao topo do hóquei mundial.
Seguiu-se um vazio de dezoito anos em termos de Europeu e de treze (até ao momento) relativamente a Mundiais, em que apresentámos bons jogadores mas falhámos enquanto equipa. Com a grande aposta na formação da última década, em que temos vindo a ganhar títulos em quase todos os escalões, tinha toda a confiança que seria apenas uma questão de tempo até voltarmos ás grandes conquistas.
Ontem conseguimos levantar o troféu em Oliveira de Azeméis, sob o comando de Luís Sénica, que apostou numa convocatória assente na juventude e experiência do duo Ricardo Barreiros/ Reinaldo Ventura. Foi um título justo, sendo que acrescentou o bónus de termos goleado por 6×2 o Campeão da Europa (Itália) e a rival Espanha.
2016 está a revelar-se um ano de ouro para o desporto português, mas com particular destaque para o hóquei, onde conseguimos o título europeu em selecções e clubes (SL Benfica). E para esta temporada, o campeonato português promete, com quatro equipas a apresentar plantéis fortíssimos.
Agora que estamos no caminho certo, estou confiante que podemos conquistar à Argentina o título mundial.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30