Christopher Nolan escreveu e realizou este filme, que narra as aventuras de Protagonista, um agente da CIA que irá tornar-se um activo da organização Tenet. O enredo é cativante, focando-se em Andrei Sator, um oligarca russo que aparenta estar sempre um passo à frente da concorrência, por motivos que serão revelados ao longo do filme.
O primeiro acto detalha o processo de recrutamento da personagem principal, após ser resgatado pelas força KORD. Posteriormente, seremos introduzidos aos principais elementos da narrativa, das quais destaco Neil, o seu parceiro nesta missão e Kat Barton, a esposa de Sartor. O objetivo inicial passa por recolher informação, mas rapidamente se converte numa desesperada tentativa de evitar um holocausto nuclear.
Tenet explora a componente de ficção científica, mais especificamente uma tecnologia que permite o acesso a uma realidade invertida, em que é viável realizar incursões no tempo. O enredo torna-se francamente complexo no segundo acto mas compensa o espectador no último terço, com a revelação de vários elementos fulcrais para o desfecho do filme.
As cenas de ação estão igualmente bem coreografadas, com destaque para a fabulosa sequência final. Para concluir, a incontornável referência ao elenco, em que brilham nomes como John David Washington, Robert Pattinson, Elizabeth Debicki, Kenneth Branagh e Aaron Taylor-Johnson. Estamos, sem dúvida, perante um filme inteligente, excepcionalmente bem realizado e que nos envolve numa trama complexa, durante duas horas e trinta minutos.
Lamentavelmente, Tenet apresentou resultados de bilheteira modestos, muito pelo facto de ter lançado em Agosto de 2020, em pleno pico da pandemia. No entanto, é uma excelente escolha para fãs deste género e que combina alguns elementos de Inception e Interstellar, dois projectos que foram igualmente realizados por Christopher Nolan.

Hugo Cardoso

Últimos artigos de Hugo Cardoso (Ver todos)
- Thunderbolts - 2025-10-10
- Thursday Murder Club - 2025-10-05
- Shangri La Frontier T.1 - 2025-09-30